sábado, 28 de junho de 2014

Exercícios, em porção, para controlar o açúcar no sangue

Múltiplas e breves porções de exercício podem controlar o açúcar no sangue melhor do que um treino único e contínuo, de acordo com uma nova pesquisa que acrescenta a um corpo crescente de evidências sobre o conhecimento de seccionar exercícios ao longo do dia.

Por um tempo, cientistas têm ficado intrigados com a ideia de que dividir o exercício em repetidas e curtas sessões pode ser tão benéfico quanto os treinos mais longos, e os experimentos mais relacionados à época eram encorajadores. Em um estudo de 2012, no qual participaram pessoas com sintomas de hipertensão, por exemplo, os voluntários controlavam sua pressão arterial melhor durante todo o dia se eles completassem três treinos com 10 minutos de caminhada, em vez de um treino de 30 minutos.

Mas pouca pesquisa nesta área tinha sido dirigida a pessoas com problemas de açúcar no sangue. Assim, para o novo estudo, publicado este mês no “Diabetologia”, cientistas da Nova Zelândia recrutaram nove homens e mulheres adultos, com resistência à insulina, medicamente confirmados com um precursor comum de diabetes tipo 2. Os cientistas, verificando a saúde em geral de seus voluntários observaram a capacidade aeróbica e a resposta, do açúcar no sangue, ao alimento. Como seria de se esperar, os voluntários desenvolveram açúcar no sangue de forma elevada depois que se alimentaram e ficaram numa condição insalubre por horas.

Em seguida, os pesquisadores pediram aos seus participantes que se exercitassem no laboratório uma vez por dia. Durante a sessão de um grupo, os homens e as mulheres caminharam na esteira em ritmo moderado por 30 minutos, terminando meia hora antes do jantar, sendo os outros grupos antes do almoço e o outro antes do café da manhã. Os seus níveis de açúcar no sangue foram monitorados naquele dia e no seguinte.

Na outra ocasião, os voluntários tiveram seus treinos divididos em três porções, realizados pouco antes do café da manhã, almoço e jantar. Nesse experimento, constituíram intervalos de alta intensidade, com os voluntários andando o mais rápido que conseguiam por um minuto em uma esteira, e diminuindo para uma cainhada suave por mais um minuto, repetindo essa sequência seis vezes, num total de 12 minutos.

Na sessão final, os voluntários novamente completaram três intervalos de caminhada, mas estes foram intercalados com um minuto de alta intensidade, utilizando faixas elásticas para criar resistência à parte superior do corpo. Os voluntários andaram por um minuto, descansaram e fizeram esteira de novo, com faixas elásticas, por mais um minuto; descansaram novamente e fizeram aeróbicos, repetindo esta sequencia três vezes. O tempo de exercício total, mais uma vez, foi de 12 minutos, e as sessões foram repetidas antes de cada refeição.

Os resultados foram surpreendentes. A atividade física de qualquer espécie é, naturalmente, conhecida por reduzir e regular os níveis de açúcar no sangue, porque os músculos utilizados tiram o açúcar do sangue para abastecer os suas necessidades. E essa constatação foi reafirmada aqui. Após a caminhada de 30 minutos, os níveis de açúcar no sangue dos participantes, depois do jantar, foram menores do que tinham sido no teste sem exercícios. Mas só as duas séries de exercícios, que foram divididas em três etapas, trouxeram resultados duradouros ao longo do dia, e os voluntários ficaram com os níveis de açúcar controlado por cerca de 24 horas depois de um dia de exercícios. Diferente daqueles no primeiro teste, que escolheram um único horário para praticar uma séria de trinta minutos.

A mensagem para aqueles que desejam manter o seu açúcar no sangue sob controle é que breves surtos de exercício várias vezes durante o dia tendem a ser mais eficaz do que uma única sessão, disse James D. Cotter, um professor da Universidade de Otago, em Dunedin, Nova Zelândia. Parece que ajuda, também, se as pequenas porções exercício forem desgastantes. “Exercício de alta intensidade mostra um efeito mais potente”, em relação ao açúcar no sangue, do que o esforço mais moderado, disse Cotter.

Claro, algumas pessoas têm uma esteira à disposição o que permite rápidas e frequentes explosões de exercício. Mas, Dr. Cotter disse que esse equipamento não é necessário. Qualquer atividade que aumente o seu ritmo cardíaco rapidamente e te deixe ofegante e suado por 60 segundos pode substituir os intervalos de esteira.

“Para algumas pessoas, simplesmente andar, em qualquer lugar, irá fornecer um amplo estímulo, enquanto que indivíduos mais aptos podem precisar subir um ou mesmo alguns lances de escada ou até uma ladeira, ou correr em algum lugar. Movimentar-se sem sair do lugar seria tão bom”, disse ele.

A chave é exercitar-se a tal ponto que o exercício pareça cerca de nove ou menos numa escala de 1 a 10, disse ele. (Verifique com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, é claro.) Manter esse nível de esforço por um minuto; abrandar por um minuto; e repetir várias vezes. Conclua vários desses exercícios durante o dia.

Exercícios em porção podem não ser o ideal para alcançar todas as metas de saúde, disse Cotter. Por exemplo, “se é ideal para controlar a massa de gordura, ainda não está claro, apesar de muita pesquisa”.

Mas o exercício em porção tem uma vantagem em seu estudo. Os voluntários gostaram muito mais do que o treino convencional que perdura por mais tempo, Dr. Cotter disse, o que significa que eles estavam mais dispostos a se habituar.

Fonte: http://well.blogs.nytimes.com/2014/05/14/exercise-snacks-to-control-blood-sugar/?_php=true&_type=blogs&ref=health&_r=0

Nenhum comentário: