quarta-feira, 2 de julho de 2014

Exercícios potencializam os efeitos de vacina

Segundo o The New York Times, uma série de estudos apresentados por diversas instituições nos EUA vem apontando que a prática de exercícios físicos pode potencializar os efeitos da vacina contra a gripe.

Além disso, se a atividade física for realizada dentro de um determinado intervalo e envolver uma quantidade ideal de suor, os resultados da potencialização podem ser ainda melhores, duplicando as chances de não ficarmos doentes.

Apesar de que as vacinas contra a gripe são uma das melhores alternativas para prevenir a doença, o índice de eficácia se encontra entre 50 e 70%, dependendo da quantidade de anticorpos que o medicamento ajuda o organismo a produzir. Além disso, estar em boa forma física pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico, diminuindo o tempo de resposta do organismo no evento de uma infecção.

Sendo assim, alguns estudos foram realizados para determinar o que poderia ocorrer no caso da vacina ser aplicada um pouco antes ou depois da prática de exercícios, e os resultados foram impressionantes. Foi descoberto que mesmo os idosos podem ter os sistemas imunológicos fortalecidos graças à prática frequente de atividades físicas.

“O principal alvo da vacinação é o público idoso, que tem o sistema imunológico mais baixo que de pessoas jovens e adultas. Diversos estudos comprovam que assim como a vacina da gripe, a atividade física quando constante e de intensidade leve/moderadaaumenta a imunidade contra enfermidades. O Pilates como atividade física de intensidade leve/moderada, melhora o sistema cardiovascular que é responsável pelo transporte dos glóbulos brancos que potencializarão os efeitos da vacina contra a gripe”, explica Cibele Morais da Silva Castelo Branco, estudante de Educação Física.

E mesmo aqueles que são avessos aos exercícios também podem se beneficiar com sessões menos constantes. Os estudos apontaram que bastam 90 minutos de atividades moderadas logo após a vacina contra a gripe para que o efeito seja potencializado, chegando a ter a eficácia quase duplicada em alguns casos.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: