quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tratamento da fisioterapia na dor crônica

A fisioterapia apresenta várias técnicas para o tratamento da dor, listaremos algumas delas:

Bandagem terapêutica

Com esparadrapos rígidos ou elásticos, as bandagens conseguem diminuir a dor de diversas maneiras: melhora da postura, ativação dos músculos que estão dormindo, relaxamento dos que estão muito acordados e, hoje muito falada, estimulando fibras na pele que ajudam a controlar a dor e diminuindo os estímulos das fibras que geram dor.

Fortalecimento muscular

O treino de força ou fortalecimento deve ser rotina nos pacientes de dor crônica. Quando temos um músculo forte e resistente, temos uma melhora nas atividades do dia-a-dia, se cansa menos. Pode organizar os receptores de dor nos tendões, diminuindo estímulos excessivos.

Alongamento e flexibilidade

Muita confusão se faz entre os dois nomes, mas vamos tentar rapidamente explicar. A flexibilidade é quanto de movimento temos nas articulações que é influenciado pelo comprimento do músculo e alongamento é o conjunto de técnicas que podem fazer isso. Uma delas é o treino de flexibilidade, para aumentar o comprimento do músculo. Mas na dor, usamos o alongamento de forma suave para relaxar os músculos estimulando os receptores dos músculos e tendões. As outras técnicas de alongamento são usadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Manipulação e mobilização

São técnicas estudadas em todo mundo e são cada vez mais usadas por conseguirem um grande poder de alívio de dor. Estudos falam que a manipulação / mobilização das articulações consegue liberar substâncias e também ativam as regiões do cérebro, antes meio desligadas, que controlam a dor.

Exercícios terapêuticos

Tem vários objetivos: alongar, fortalecer, mobilizar, controlar. São exercícios mais completo. Na verdade não importa o nome que damos e sim sua utilidade.

Reeducação Postural

A postura está relacionada ao equilíbrio das partes do nosso corpo. Muitas pessoas sentem dor com posturas mantidas no dia-a-dia e acabam tendo escolioses. Isso causa pressão demais nas articulações, nervos, ligamento e desequilíbrios musculares. Diminuindo esses fatores, conseguimos diminuir a dor.

Pilates

O método Pilates tem como base um conceito denominado de contrologia (contrology). Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento.

Como resultado do método Pilates, detecta-se benefícios relacionados à compreensão do próprio corpo, como aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares.

Fonte: http://dorescronicas.com.br; http://fisioterapiamanual.com.br

Nenhum comentário: