quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Alterações no trânsito intestinal e sangue nas fezes são sinais de alerta

Alterações no trânsito intestinal podem trazer problemas à saúde. Como está funcionando o seu intestino? Você vai ao banheiro com frequência ou demora dias para ir? Dificuldade para ir ao banheiro é um problema comum e muito desagradável. O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui explicou que cada pessoa tem seu ritmo e o mais importante é se sentir bem com ele.

É preciso observar, no entanto, esse padrão – se você costuma ter o intestino solto, por exemplo, e isso muda de repente, é preciso ir ao médico. Além dessas alterações no trânsito intestinal, é fundamental ainda observar outros sinais de alerta, como sangue, muco e até gordura nas fezes.

A cor também pode indicar problemas – se estiver muito escura, tipo borra de café, geralmente associada a um cheiro forte, isso pode ser o sangue que foi digerido; se for uma cor mais pálida, pode ser sinal de um problema no fígado; a cor bege é um indício de uma complicação no pâncreas que tem repercussão no aparelho digestivo; e por último, se estiver vermelha ou amarronzada, é sinal de sangue vindo da parte mais baixa do intestino.

alteracoes-no-transito-intestinal-e-sangue-nas-fezes-sao-sinais-de-alerta


De qualquer maneira, para manter um bom funcionamento do intestino, é importante adotar alguns hábitos saudáveis, como fazer atividade física, beber muita água e ingerir fibras. Segundo o cirurgião Fábio Atui, além de melhorar o trânsito intestinal, isso ajuda a proteger a saúde e a evitar diversas doenças, como diabetes e colesterol alto. No entanto, se mesmo com todos esses cuidados, o intestino continuar preso, é importante procurar um médico.

Os médicos alertaram que, mesmo sem sintomas, a partir dos 50 anos, é importante que exista uma preocupação em relação a doenças intestinais. Um tumor, por exemplo, começa com um pólipo benigno que, se retirado, evita o desenvolvimento de um câncer.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: