quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pilates e Gravidez

Pilates e gravidez: o Pilates é hoje reconhecido como uma prática física muito eficaz e completa, com exercícios poderosos para corpo e mente e indicado para todas as idades. Mas e as mulheres grávidas? O Pilates pode trazer algum benefício a estas mulheres nesta fase especial da vida? Existem riscos na prática da atividade ou contra-indicações? Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o Pilates na gravidez.

Muitas são as indicações médicas para mulheres que iniciam a gestação, por mais saudáveis que elas sejam, nenhuma escapa de tomar ao menos algum complemento alimentar como vitaminas ou ácido fólico, que são primordiais para garantir a formação do bebê sem maiores problemas. No entanto, quando o assunto é a prática de exercícios físicos, os médicos costumam a ter uma postura um pouco mais restritiva, diminuindo rigorosamente o leque de atividades físicas que as futuras mamães poderão executar.

Não é a toa que os médicos são tão restritivos. Muitas práticas físicas possuem algum risco para a mamãe e o futuro bebê, como por exemplo, risco de quedas, choques, perda de equilíbrio, enfim, não é fácil pensar em um esporte ou prática física que não possua nenhum risco como os descritos acima.

É aí que aparece o Pilates! Como esta atividade física possui a maioria de seus exercícios considerados de baixo impacto, trabalhando todos os grupos de músculos mas principalmente os do grupo pélvico (que são de extrema importância para as futuras mamães inclusive na hora do parto), estes exercícios acabam contribuindo para o fortalecimento da região pélvica que muito em breve deverá ser muito solicitada, no momento do parto!

Porquê o Pilates é bom na Gravidez?

Neste período, o corpo das mulheres passa por inúmeras transformações, inclusive físicas. A região pélvica é uma das solicitadas durante toda a gestação, pois os músculos desta região tendem a sofrer uma grande distensão para acomodar o bebê que cresce a cada semana. Com isso, algumas mamães podem ter muitas dificuldades na hora do parto, pois precisam de força nestes músculos para controlar bem as contrações e conseguir dar a luz ao bebê.

Outra vantagem é que os exercícios de Pilates ajudam a aliviar a dor nas costas e a pressão ocasionada pelas contrações que são normais em vários momentos na gestação, mas principalmente quando se aproxima a hora do parto. No entanto, é sempre necessário consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, por mais leve que possa parecer.

Qualquer tipo de atividade física pode alterar sua frequência cardíaca, então não tente fazer nenhuma atividade sem o conhecimento e aprovação do seu médico. Mesmo que você já seja praticante de atividades físicas, ou até mesmo que já conheça o Pilates, é muito importante que informe ao seu médico e verifique com ele o período correto para iniciar ou dar andamento nas suas atividades físicas, inclusive de Pilates.

O Espaço Físio Pilates, por contar com equipe profissional de terapeutas qualificados poderá lhe atender e acompanhar o desenvolvimento das atividades de Pilates, contando com grupos de no máximo 3 pessoas por profissional. Para você gestante, um tipo de acompanhamento mais próximo como o oferecido em nossas unidades é o ideal, depois da aprovação do seu médico para a prática de Pilates! Não perca tempo e venha conhecer nossas unidades. Até a próxima!

Nenhum comentário: