sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Controle a incontinência urinária com pilates

A incontinência urinária é uma condição desagradável e constrangedora que ocorre da perda  involuntária  de  urina  que,  entre  causas  diversas,  está  comumente  ligada  à  idade avançada,  à  gravidez,  ao  partos,  à  diminuição  dos  hormônios  femininos  na  menopausa,  ao tratamento  do  câncer  de  próstata,  às  incapacidades  físicas  e  mentais,  à  obesidade  e  à constipação intestinal.

A musculatura do assoalho pélvico  e  períneo  tem  a  função  de  sustentar  os  órgãos pélvicos ­ principalmente a bexiga; se ela se enfraquece, a urina sai involuntariamente. É o que costuma ocorrer durante a gravidez, período em que o útero aumentado comprime a bexiga.

incontinencia-urinária-pilates-fonte-googleimagensHá casos, também,  em  que  a  mulher  tem  uma  composição  genética  fraca  de  colágeno (proteína  responsável  por  unir  e  fortalecer  os  tecidos  do  organismo),  o  que  provoca  uma frouxidão dos músculos em volta da bexiga.

Para se tratar a incontinência urinária há a possibilidade de um tratamento  cirúrgico. Entretanto, os avanços na ciência oferecem técnicas cada  vez  mais específicas na abordagem da mesma, levando os profissionais da área a indicarem cada vez menos o procedimento mais agressivo da cirurgia.

Como o Pilates auxilia no controle da incontinência urinária?
O Pilates possibilita ganho de força, flexibilidade, coordenação, resistência e equilíbrio geral  do  corpo.  Nesse sentido, por se tratar de uma atividade completa, que  aumenta  a consciência  corporal e muscular (respiração e  controle abdominal), pode se obter excelentes resultados quando se utilizam exercícios direcionados para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, levando a um maior controle da urina.
incontinencia-urinária-pilates-musculatura-fonte-googleimagens
Imprescindível que cada aluno de Pilates seja adequadamente avaliado quanto ao grau de  força  de  seu  assoalho  pélvico,  ou  seja,  quanto  esta  musculatura  é  capaz  de  contrair  e relaxar. Logo, atividades de Pilates que envolvam relaxamento e contração da musculatura do períneo devem ser estimuladas durante as sessões.

É primordial que os praticantes de Pilates sejam continuamente monitorados no que diz respeito ao padrão respiratório correto durante a aula. Respirar incorretamente pode resultar no aumento  da  pressão  intra­abdominal,  ocasionando  maior  sobrecarga  ao  assoalho  pélvico: justamente o que se quer evitar quando o assunto é incontinência urinária.

Faça sempre um acompanhamento médico (obstetra ou ginecologista) em parceria com um fisioterapeuta para, assim, desenvolverem o melhor plano de reestruturação muscular para você. Nós do Espaço Físio Pilares teremos o prazer em ajudar!

Fonte: http://www.johnpetter.com.br/; http://metacorpuspilates.com.br/

Nenhum comentário: