sexta-feira, 31 de maio de 2013

Acupuntura melhora dor?

A Acupuntura é muito praticada e ensinada em vários países.

É uma terapia eficaz visando analgesia em muitas doenças, principalmente nas dores músculo-esqueléticas, pois diminui a freqüência da dor e sua intensidade, o que ajuda no tratamento de reabilitação.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A importância do potássio na dieta

Por que o potássio é tão importante na nossa dieta? Quais são as principais fontes?

Como um mineral essencial e eletrólito indispensável, o potássio desempenha papéis muito importantes em nosso corpo, facilitando a contração muscular, as transmissões nervosas e ajudando a manter um batimento cardíaco normal, além de regular os níveis de acidez do sangue. Mas uma das principais funções do potássio é a de diminuir os efeitos do sódio em nosso corpo, mantendo nossa pressão arterial normal.
Porém, de acordo com uma pesquisa publicado no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica), menos de dois por cento dos americanos consomem as 4,7 mg de potássio recomendadas por dia, enquanto a maioria de nós consome o dobro da quantidade de sódio necessária.
É claro que reduzir o sal nas refeições é importante, no entanto estudos recentes têm mostrado que aumentar o consumo de potássio na alimentação é igualmente significativo para diminuir os riscos de hipertensão. O potássio é encontrado em uma grande variedade de alimentos, incluindo: frutas (bananas, laranjas, melão, morangos, abacate e tomates); proteínas (frango, linguado, atum e lentilha); vegetais (batata branca e batata doce com pele, espinafre, abóbora, couve); laticínios (leite desnatado ou semi-desnatado e iogurte) e oleaginosas (sementes de girassol e amêndoas).
Pequenas quedas nos níveis de potássio normalmente não trazem complicações, mas uma deficiência prolongada (hipocalemia) pode ser fatal. Enquanto o desequilíbrio de sódio e potássio na dieta pode ser um fator, também pode ser um resultado de vômitos e diarréia, isso excessivo de diuréticos, excesso de suor e distúrbios alimentares. Entre as consequências a longo prazo estão a hipertensão arterial, a arritmia cardíaca, dores musculares e fraqueza, constipação e fadiga.
Embora evidente que há poucos riscos de consumirmos potássio em excesso (não existe um Nível Máximo de Ingestão Tolerável), problemas ocultos como doenças renais podem levar ao excesso de potássio no sangue (hipercalemia), o que pode contribuir para sérios problemas de saúde também.
Pesquisas recentes mostram que o potássio também pode ajudar a proteger contra a perda óssea, tanto em mulheres quanto em homens. Mantendo uma dieta diária equilibrada com proteínas, frutas, vegetais, laticínios com pouca gordura e gorduras saudáveis garante que você consuma adequadamente suas necessidades de potássio.
Fonte: revistapilates

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quem nunca sentiu dores na nuca ou teve um torcicolo?


Quem nunca sentiu dores na nuca ou teve um torcicolo? Sabe aquela tensão sobre os ombros que aparece quase que constantemente no final do dia? Pois é, esses são sinais de que a região cervical está sobrecarregada.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Dormir após o almoço faz bem a saúde

Principalmente na Espanha há uma prática comum para muitas pessoas após o almoço: a chamada sesta, que consiste em cochilo. Na capital, Madri, é corriqueiro encontrar numerosas lojas fechadas no início da tarde em lugares movimentados, teoricamente em um momento de grande proveito comercial para os empresários. Mesmo assim, alguns lojistas preferem fechar seus estabelecimentos por um motivo muito simples: dormir.

PILATES para cavalo


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Envelhecimento da coluna vertebral



Posturas inadequadas, doenças crônicas e lesões acabam “envelhecendo” vértebras e discos antes da hora. Respeitar os limites, mudar hábitos e buscar tratamento correto podem reajustar a coluna.

Segundo Felipe Trindade, quiropraxista do Instituto Viva Quiropraxia (SP), “é possível que uma pessoa de 20 anos tenha uma coluna de 30, ou um idoso de 60 anos tenha uma equivalente à de um adulto de 45. O processo degenerativo é natural, mas também é suscetível ao estilo de vida levado durante os anos”. Embora seja no início da fase adulta que os efeitos da negligência comecem a aparecer, obviamente, processos degenerativos acontecem de forma mais acentuada em idades avançadas.

domingo, 26 de maio de 2013

Disfunção Temporo - Mandibular


Na Disfunção Temporo-Mandibular (DTM), a fisioterapia tem um papel fundamental no alívio de muitos dos sinais e sintomas como: dor na ATM relacionada ao movimento, dores musculares na face e pescoço, limitação dos movimentos da ATM e cervicais, alterações de postura (principalmente postura de cabeça), estalido articular da ATM e algumas cefaleias.

sábado, 25 de maio de 2013

Síndrome do Alcoolismo Fetal é causada pela ingestão de álcool na gravidez

Não há uma quantidade segura de álcool que possa ser ingerida durante a gravidez, mas o risco do surgimento da síndrome aumenta dependendo da fase da gestação.
A Síndrome do Alcoolismo Fetal – SAF é o conjunto de sinais e sintomas causados pelo consumo de álcool pelas mulheres grávidas. A SAF é caracterizada por retardo do crescimento e alterações neurológicas ou dos traços faciais do feto. “A mãe que ingere álcool durante a gravidez o transmite para o feto através das trocas de nutrientes na placenta. Não há uma quantidade segura de álcool que possa ser ingerido durante a gestação, mas dependendo da fase da gravidez, pode aumentar o risco de surgimento da síndrome, sendo pior nos primeiros três meses, quando se inicia a formação dos órgãos”, afirma o neurologista Dr. José Luiz Dias Gherpelli.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Síndrome do impacto



A tendinite do supra espinhoso conhecida também como síndrome do impacto, consiste em um processo inflamatório do tendão do supra espinhoso, que é um dos quatro músculos que compõem o chamado manguito rotador. O músculo supra espinhoso tem como principal função a realização da elevação e abertura do braço. Devido a sua alta prevalência na população, a tendinite do supra espinhoso é uma das principais patologias relacionadas a LER/DORT.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dieta do suco verde

A dieta do suco verde é a nova sensação do momento, caiu tanto na boca do povo quanto no copo das famosas. Mas o que não falta são manuais de como fazê-la. Tem gente que a troca por uma refeição, outros a substituem por várias. "Tecnicamente não existe uma 'dieta do suco verde', apenas a adoção dessa bebida para a alimentação", explica a nutricionista funcional e clínica Roseli Rossi.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Osteoartrite


Osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais e da coluna.
Um dos sinais da enfermidade é o aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma ou mais articulações.
Osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas que se manifesta em ambos os sexos. A intensidade das queixas aumenta progressivamente com a idade.

terça-feira, 21 de maio de 2013

E quando o joelho dói?

O joelho é uma articulação entre o osso da coxa (Fêmur) e um dos ossos da perna (Tíbia) e entre o osso da coxa (Fêmur) e a patela, que é um osso pequeno. Possui ligamentos (ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior) que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (lateral e medial) que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. Os ligamentos estabilizam a articulação para movimentos anteriores e posteriores e os meniscos para movimentos de um lado para outro.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Evite a obesidade


Metade dos brasileiros está acima do peso e 15% da população já é obesa.

Perder de 5% a 10% do peso em 6 meses a 1 ano já traz benefícios aos níveis de pressão, colesterol, frequência cardíaca e do coração em geral.

domingo, 19 de maio de 2013

Programa mais saúde 10/05/2013 2º bloco

Entrevista com Dr. Thiago Fukuda sobre "Dor no joelho" com dicas à população sobre como diminuir a sobrecarga articular no programa "Mais Saúde". Vejam o segundo bloco.


sábado, 18 de maio de 2013

Programa Mais Saúde 10/05/2013 1º bloco

Entrevista com Dr. Thiago Fukuda sobre "Dor no joelho" com dicas à população sobre como diminuir a sobrecarga articular no programa "Mais Saúde". Veja a entrevista.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pilates: força e equilíbrio para ciclistas

Não é novidade que o Pilates é um dos exercícios mais indicados como complemento para quem é esportista. Osciclistas que incluem o método no treinamento de rotina melhoram não só a força, mas a postura, o equilíbrio e a agilidade na execução dos movimentos. Uma sessão de Pilates duas a três vezes por semana é muito eficaz no desempenho desse atleta.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lesões no futebol: risco constante


A prática de esportes é cada vez mais comum e os benefícios associados à saúde para todas as idades só aumentam essa popularidade. Mas os efeitos benéficos dividem espaço com as lesões, que são, até certo ponto, inevitáveis.
O futebol, por exemplo, é considerado o esporte mais popular do mundo. Tem regras e fundamentos rígidos, que levam em conta as habilidades físicas e técnicas de um atleta. Por isso, os jogadores se dedicam muito e pegam pesado nos treinos. Mas isso também traz consequências negativas para o corpo.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pilates para todas as idades


Princípios básicos de Pilates

Pilates é um exercício, ele é um treino físico baseado no estado mais natural do corpo em movimento. Pilates é uma forma de arte, similar as artes marciais ou dança, então deve ser trabalhado para a perfeição todos os dias. Pilates é uma ciência física, é uma técnica tão precisa e tão concentrada que os resultados permanecem com você para sempre. Pilates é todas essas coisas e ainda nenhuma dessa definições conseguem realmente explicar totalmente ela.

terça-feira, 14 de maio de 2013

TRACOMA


Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Doenças isquêmicas do coração

Doenças isquêmicas do coração são as maiores causas de óbito no Estado de São Paulo, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2011, foram cerca de 75 mortes por dia. 

domingo, 12 de maio de 2013

Conheça o hipertireoidismo

A doença é caracterizada pela aceleração da tireoide, ou seja, pela produção excessiva de T3 e T4. Os sintomas mais comuns são insônia, taquicardia, irritabilidade, falta de concentração e, ao contrário do hipotireoidismo, perda abrupta de peso. O tratamento pode incluir a droga antitireoidiana.

sábado, 11 de maio de 2013

Hipotireoidismo


Os sintomas são: queda brusca nas reservas de energia, um cansaço implacável, o intestino que resolve travar, inchaços nas pernas e sem falar nos ponteiros da balança que custam a baixar. Estes podem ser os sinais de que a tireoide está funcionando em marcha lenta. A glândula endócrina tem formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, no famoso gogó, é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conheça algumas doenças das artérias

As doenças das artérias podem provocar estenoses significativas que comprometem o fluxo habitual de sangue circulante na área vascularizada, causando uma deficiente irrigação dos tecidos respectivos. As doenças arteriais podem ainda dar origem quer a uma oclusão, susceptível de causar a morte ou necrose desses tecidos, quer a um aneurisma, que pode levar à ruptura da artéria.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Diabetes mellitus


Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como Ataque cardíacoderrame cerebralinsuficiência renalproblemas na visão,amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Diabetes é uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e norte da Europa, acometendo cerca de 7,6% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Alterações da tolerância à glicose são observadas em 12% dos indivíduos adultos e em 7% das grávidas. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025.

Classificações

O tipo 1 representa cerca de 8-10% e o tipo 2 cerca de 85-90% dos casos.
Dependendo da causa, o Diabetes pode ser classificado como :
I. Diabetes mellitus tipo 1
  • Destruição das células beta do Pâncreas (mas especificamente, das ilhotas pancreáticas), usualmente levando à deficiência completa de insulina, já que sua produção ocorre nesse orgão.
  1. Auto-imune
  2. Idiopático (causa desconhecida)
II. Diabetes mellitus tipo 2
  • Graus variados de diminuição de secreção e resistência à insulina
III. Outros tipos específicos
  1. Defeitos genéticos da função da célula β
  2. Defeitos genéticos da ação da insulina
  3. Doenças do pâncreas exócrino
  4. Endocrinopatias
  5. Indução por drogas ou produtos químicos
  6. Infecções
  7. Formas incomuns de diabetes imuno-mediado
IV. Diabetes gestacional

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conheça melhor Kinesio Taping


Kinesio Taping começou a ser desenvolvido na década de setenta por Kenzo Kase, é uma ferramenta utilizada na área da fisioterapia e reabilitação esportiva.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Os benefícios do RPG para alívio de dores lombares e correção de alterações da coluna vertebral

As dores lombares ou lombalgias são muito comuns, 65 a 80% da população mundial, desenvolveu ou irá desenvolver algum episódio de dor durante alguma etapa da sua vida.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A importância da Fisioterapia preventiva e de reabilitação

Antigamente, o principal uso da fisioterapia era voltado para a área de reabilitação, que consiste em tratar uma lesão instalada. Atualmente, o foco se volta cada vez mais para os trabalhos preventivos.

domingo, 5 de maio de 2013

Conheça a coluna vertebral

A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. 

São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Conheça as cores para cada dia da semana


As cores são utilizadas em tratamento no mundo todo, há milênios, desde o antigo Egito, passando pela Grécia, Índia e China, utilizam-se as cores para cura de doenças, com objetivo de harmonização do corpo físico e sutil. A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1976, de acordo com a conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata, no Cazaquistão.
A mais de 5.000 anos foi criada na China a ciência natural denominada Feng Shui, que procura facilitar a harmonia dos habitantes em seus ambientes, trabalhando com os cinco elementos da natureza - fogo, terra, metal, água e madeira - e suas cores.

Os dez mandamentos do coração saudável


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Qual a importância de manter a flexibilidade do corpo?

A terapeuta corporal Monik Ornellas faz uma comparação entre a flexibilidade do corpo e da personalidade e traz dicas para se manter saudável.

Os clientes que me chegam com reclamações de dores nas costas ou em qualquer outro lugar, me falam sem palavras, sobre processos de energia estagnada pelo corpo.

De forma contrária a medicina moderna, na Medicina Chinesa, tal como em outras formas de enxergar o bem estar de maneira alternativa, tudo está relacionado ao fluxo energético dentro da vida. Enxergamos o corpo físico como o espelho dessa vida que flui ou está estagnada nos outros corpos que também nos pertencem: energético, emocional e mental.

Dessa forma, um corpo que começa a ficar robótico, com músculos duros e articulações rígidas, sempre nos conta a história de pessoas sem elasticidade na vida. Presas a conceitos, ao passado e com pouca mobilidade de ideias e percepções. O bem-estar de nossas “juntas” se reflete no quanto somos móveis, dinâmicos e flexíveis para cair e levantar, saltar e aguentar o impacto e nos movermos deliberadamente na vida, tal como a água é, frente a um obstáculo.

Assim, quadril, músculos e articulações saudáveis sempre nos falam da malemolência e jogo de cintura necessários para bem viver a vida.

Na prática Chinesa, é um acumulo de energia nas articulações e músculos que os impedem de funcionar, e tal como um sistema de engrenagens, muita energia acumulada em determinados lugares, irá culminar em falta de energia em outros. E o sistema entra em pane.

Sendo assim, movimente suas energias, seguem as dicas:

Alongue-se!
Não importa a idade que você tenha, se alongue! Sim, dói um pouco no começo, mas e as dores que você já sente por não alongar? Essa dor inicial no ato de se “espichar”, tende a diminuir gradativamente quanto mais se pratica. Procure fazer um processo gradativo de alongamento, buscando se esticar cada vez mais.
Mesmo que nunca tenha feito nada na vida, nosso corpo tem uma inteligência intrínseca e, dentro dos seus padrões pessoais ele irá desenvolver a flexibilidade necessária para se manter vital.

Vá para água
Primeiro, vá ao médico. Se tudo estiver ok e ele recomendar, aproveite a ausência de gravidade dentro da água para trabalhar as articulações e músculos. É uma ótima forma de se exercitar, se divertir e adquirir resistência muscular. O elemento água nos ensina muito sobre flexibilidade.

Yoga!
Yoga é bom para tudo! É um trabalho que proporciona muita consciência corporal, porque mistura alongamento, respiração, concentração e meditação. Perfeito para pessoas com os processos de rigidez corporal.

Moxa
Processos de artrose tem ótimos resultados quando tratados por moxabustão, principalmente se associados à acupuntura. Experimente!

Tudo é reciclável nesse planeta, inclusive nosso corpo.

Monik Ornellas é Terapeuta Corporal e Aromaterapeuta da Aromas & Sinergias.
Facilitadora dos Cursos de Reflexologia e Consciência na Realidade.
Acesse: http://consciencianarealidade.com.br

Fonte: Monik Ornellas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pilates ganha massa muscular?

O Pilates vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas e precisamos estar atentos aos benefícios que a atividade proporciona: Músculos mais tonificados e alongados, ganhos de força e estabilização do centro, previne lesões, alivia tensões e dores nas costas, melhora a postura, consciência corporal, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento físico.