segunda-feira, 31 de março de 2014

TRX – Treino Suspenso

Foi originalmente projetado por um Navy Seal, integrante da marinha dos EUA, que precisava de algo pequeno o suficiente para caber em uma sacola e que pudesse auxiliá-lo a se exercitar num espaço limitado. Desde então, o TRX tem feito o seu caminho na indústria de fitness e é utilizado por muitas equipes de esporte profissional e treinadores reconhecidos em todo o mundo. Sobre o TRX, é um tipo de treinamento que usa a gravidade e o peso corporal para construir a força, intensidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, núcleo e estabilidade articular, ao mesmo tempo evitando lesões e aumentando a densidade óssea. Quaisquer que sejam as metas de um treinamento, essa nova tecnologia pode ajudar. Para começar, pode-se minimizar o tempo de treinamento trabalhando o corpo todo através da mudança fácil e em poucos segundos de um exercício para o outro. A melhor parte é que cada exercício não envolve apenas um foco; muitos podem pensar que o foco são apenas os abdominais, no entanto, é mais do que isso, num só exercício ele envolve o abdômen, pelve, glúteos, costas e músculos do peito, ou seja, o núcleo do corpo. 

domingo, 30 de março de 2014

De acordo com pesquisa apresentada na Sociedade da 39ª Reunião Científica Anual da Radiologia Intervencionista, um método minimamente invasivo que direciona a radiação exatamente à célula cancerígena promete tratamento ao câncer com metástase hepática quando outras opções de tratamento fracassam. No maior estudo deste tipo até o momento, pesquisadores revisaram os resultados do tratamento de 75 mulheres com idades entre 26 e 82 anos com metástases hepáticas de câncer de mama resistentes a quimioterapia, estes eram demasiado grandes ou muito numerosos para serem tratados com outras terapias, por isso o tratamento ambulatorial, chamado ítrio-90 (Y -90) radio embolização, se mostrou mais seguro, e trouxe a estabilização da doença em 98,5% dos tumores hepáticos tratados das mulheres.

"Embora não seja uma cura, Y -90 radio embolização, pode encolher tumores no fígado, aliviar os sintomas dolorosos, melhorar a qualidade de vida e, potencialmente, prolongar a sobrevivência", disse Robert J. Lewandowski , professor de radiologia na Universidade Northwestern Feinberg School of Medicine, em Chicago. "Mesmo que haja uma seleção de doentes, a terapia não é limitada ao tamanho do tumor, forma, localização ou número, e isto pode aliviar a gravidade da doença em pacientes que não podem ser tratados de forma eficaz com outras abordagens", disse.

sábado, 29 de março de 2014

Está liberado! Saiba quais doces são amigos da dieta e emagreça até 5 kg por mês

Aprender a “tapear” a vontade de comer doces na dieta é o que muita gente quer. Mas uma boa notícia promete deixar tudo mais fácil! Ao contrário do que muitas pessoas acham, para emagrecer, não é preciso deixar de comer todas as guloseimas, não.

Pesquisas apontam que, comer um pedaço de bolo no café da manhã não apenas vai saciar sua vontade, como pode ajudar a perder peso. A ideia é só não exagerar.

Pessoas ansiosas ou muito estressadas correm o risco de acabar ingerindo comida além da conta, e os doces são os preferidos. Um estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, pode ter encontrado a solução para esse problema

As pesquisadoras Judith Wurtman e Nina Marquis, concluíram que lanches ricos em carboidratos e açúcares estimulam a produção de serotonina (neurotransmissor que influi no humor e no apetite), contribuem para eliminar a ansiedade da fome.

sexta-feira, 28 de março de 2014

5 regras simples para manter uma dieta equilibrada

Você não pode passar um dia sem ouvir alguém falar de uma nova dieta ou novo superalimento. Com tanta informação, que te deixa confuso. Mas, alimentação e nutrição não devem ser um bicho de sete cabeças. É realmente simples, coma alimentos integrais e ouça o seu corpo.

1) comer o que quiser

Se você está desejando um hambúrguer, vá em frente e coma. Bem, não é tão simples assim.

Se você decidiu comer um hambúrguer, escolha uma opção mais saudável. Por que não fazer o seu hambúrguer em casa em vez de ir a um restaurante fast food. Use carne de peru em vez de carne moída.

quinta-feira, 27 de março de 2014

A ciência da gordura: como ela é armazenada no corpo – e como queimá-la

Ainda há muitas concepções incorretas sobre a gordura — e alguns desses enganos podem atrapalhar seu esforço para perder peso. Segundo o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso ideal. Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o armazenamento e queima da gordura no corpo.
O que é a gordura corporal?
Vamos começar pelo lado bom: pense na gordura corporal como “energia potencial”. As calorias presentes na comida que você ingere são um combustível. Depois que as calorias entram na sua corrente sanguínea, este combustível é queimado em vários processos metabólicos. Isso inclui sua atividade muscular, digestão, respiração, funções cerebrais, crescimento dos cabelos etc. O básico da sobrevivência, para resumir.
Porém, algumas vezes nós consumimos mais calorias do que o corpo consegue queimar. Quando isso acontece, nosso corpo pensa: “ué, eu não preciso de toda essa energia agora. Melhor guardar, vai que eu preciso mais tarde, né?” E aí começa o milagre da gordura. Seu corpo pega essas calorias que sobraram e guarda nas células de gordura (ou células adiposas). Elas se expandem à medida que coletam mais combustível, e encolhem quando você usa um pouco dessa energia.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Sódio X Sal

Precisamos ficar de olho num vilão que costuma acompanhar muita gente durante as principais refeições…o sódio está presente em quase todos os alimentos que consumimos no dia a dia. O problema é que ele não faz nada bem para o organismo. Quer saber mais? Acompanhe as dicas da Nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica:

O excesso de sódio pode gerar ou agravar doenças como:

Hipertensão, doenças renais, diabetes, doenças auto-imunes, além de aumentar o risco de obesidade e retenção hídrica.

O sal de cozinha é composto por aproximadamente 60% de cloro (Cl) e 40% de sódio (Na). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto saudável deveria consumir aproximadamente 5g de sal por dia, ou seja: no máximo 2g de sódio. Mas o brasileiro abusa do sal, chegando a consumir o dobro do recomendado, cerca de 10 gramas.

terça-feira, 25 de março de 2014

Dia do Lixo. Fazer ou não?

Normalmente é aos finais de semana que os perfis nas Redes Sociais se entopem com aquelas frases feitas, destacando a sexta-feira como se fosse o último dia de nossas vidas…Talvez seja para alguns realmente um dia de ‘libertação’, porém não compactuo dessa ideia, não por nada, mas por estar aprendendo a tirar de cada dia um motivo especial para se sentir feliz, e não somente aos finais de semana.

E assim é também com quem treina ou faz dieta, aos finais de semana, por estarem (ou pelo menos dizerem estar) engajados em um programa de treinamento e (ou) dieta um pouco mais direcionado, anseiam por esses dias para poder fazer o famoso ‘lixo’.

Será que realmente é interessante, ou como muitos dizem, é necessário fazer o tal ‘lixo’?

Geralmente quem está no começo de um programa de dieta e (ou) treino vê resultados mais rápidos, acredito que pela quebra da ‘zona de conforto’ da qual essa pessoa estaria, porém nosso corpo tem uma capacidade extrema de se adaptar aos comandos dos quais o levamos (seja treino ou dieta ou qualquer outra coisa, seja ela boa ou ruim, como no caso de pessoas que sofrem algum tipo de acidente e aprendem a conviver com tal deficiência de forma natural com o passar do tempo).

segunda-feira, 24 de março de 2014

Exercícios de pilates aliviam dores na lombar, aponta pesquisa da Unesp

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) aponta que exercícios de pilates podem aliviar dores na região lombar da coluna. O estudo chamou a atenção de especialistas e foi publicado em uma revista australiana ligada à Associação de Pilates, o que mostra que as descobertas podem ajudar nos efeitos do tratamento da dor lombar.

Segundo o fisioterapeuta e orientador da pesquisa, Mauro Gonçalves, a explicação para esse desconforto está no desequilíbrio muscular. “São os músculos do abdômen, os abdominais, e os músculos das costas. Se eles não estão equilibrados, no sentido da sua força, vai existir dor lombar, mesmo em pé, sentado ou deitado”, explicou Gonçalves.

domingo, 23 de março de 2014

A terceira idade no Pilates

“Um jovem sem flexibilidade é um velho. Um velho com flexibilidade é um jovem.” (Joseph Pilates)


Ao longo de três décadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o aumento na expectativa de vida foi de 10 anos e 11 meses. Isso significa que estamos vivendo cada vez mais, seja por conta da acessibilidade proporcionada aos mais idosos, ou pela avanço no estudo de doenças, e, principalmente, de como preveni-las por meio de uma vida mais saudável. Para tanto, deve-se levar em conta uma preocupação latente na terceira idade em se ter um envelhecimento saudável, uma busca por qualidade de vida durante a fase em que o corpo já não responde a tantos estímulos, quando se compara à vida das pessoas mais jovens.

sábado, 22 de março de 2014

Estudos apontam que gargalhadas diminuem as dores

Muitas pesquisas já mostraram que sorrir faz bem à saúde. Dar gargalhadas pode estimular a produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar. “Além disso, o efeito que a risada proporciona ao corpo faz com que aconteça um relaxamento nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a pressão arterial”, diz a psicoterapeuta, Miriam Barros.

No entanto, o que pesquisadores da Grã-Bretanha constataram foi que a risada também pode agir como analgésico. O experimento mediu a reação dos participantes à dor, colocando uma sacola de gelo sobre o braço por quanto tempo aguentassem.

Divididos em dois grupos, um assistiu a um vídeo de comédia de 15 minutos, e o outro assistiu a um programa entediante. Submetidos novamente ao teste do gelo, os que tinham dado gargalhadas foram capazes de suportar até 10% mais do que antes. Já o outro grupo ficou menos resistentes.

É importante enfatizar, que, segundo a pesquisa, o efeito só acontece com uma boa gargalhada, nada de riso contido. Para o coordenador do estudo, professor Robin Dunbar, o esvaziamento dos pulmões que causa o efeito analgésico, pois é quando o corpo libera a endorfina.

Para o psicólogo clínico comportamental, Florival Scheroki, é possível aprender a dar risada. “É preciso saber usar autenticamente o seu sorriso, saber ler o sorriso dos outros, sentir desejo de sorrir, aprender a sorrir”. Para finalizar, Florival dá uma dica para quem pretende rir mais: “conviva com pessoas que sorriem bastante; a tendência é passar a sorrir”.

Fonte: saude.terra.com.br

sexta-feira, 21 de março de 2014

Beber água em garrafa prejudica os dentes; veja curiosidades

Todos entendem desde a primeira visita ao dentista que doce e bebidas cheias de açúcar fazem mal para os dentes. Alguns de nós aprendemos isso da forma mais dolorosa, mas o fato é que a saúde dental não deve se tornar menos importante ao passo que você se torna adulto.

Além dos já conhecidos vilões neste sentido, o site Bustle listou 10 surpreendentes inimigos para a saúde dental. Confira.

Água engarrafada
Pessoas que bebem muita água direto da garrafinha devem ficar atentas, pois ela pode prejudicar os dentes branquinhos. Durante a purificação pela qual a água engarrafada passa, ela pode se tornar mais ácida do que a água de torneira, e a acidez causa cáries.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como evitar a ingestão de agrotóxicos presentes nos alimentos

Veja quatro dicas para diminuir a ingestão de agrotóxicos nos alimentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou recentemente uma lista dos alimentos campeões em agrotóxicos. Foram encontradas porcentagens de resíduos acima do recomendado no pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%) e abacaxi (32,8%). “A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal”, afirma o endocrinologista Mauro Scharf, do Delboni Medicina Diagnóstica.

1. Lave bem os alimentos

Lavar bem as frutas, verduras e hortaliças é uma dica simples, mas que faz toda diferença. O médico explica que a lavagem em solução de vinagre e água, muito utilizada, é eficiente para o controle de vários microrganismos, mas não é eficaz para eliminar resíduos de agrotóxicos, já que grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. “Uma forma de eliminar parte dos resíduos é deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por 30 minutos”, diz.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Zumbido nos ouvidos

Estudos realizados em diferentes países apontam que entre 15% e 25% das pessoas têm zumbido no ouvido, ou tinnitus, o nome técnico. Para a grande maioria delas – cerca de 80% – isso não representa um incômodo. Os demais sofrem com ele em maior ou menor grau.

O zumbido pode acarretar depressão, insônia, afetar a qualidade de vida e a capacidade de executar atividades rotineiras como trabalhar ou estudar. Ouvir esse barulho que ninguém mais escuta pode tornar-se uma verdadeira tortura. Trata-se de um “sintoma fantasma” – algo semelhante ao que ocorre com pessoas que tiveram um membro amputado e continuam sentindo dor na parte do corpo que não existe mais. Talvez por isso, o tinnitus nem sempre tenha a devida atenção dos médicos, e o paciente acaba por receber a frustrante orientação de aprender a conviver com o problema. Contudo, existem, sim, tratamentos que minimizam o zumbido e, em alguns casos, o eliminam.

De acordo com o Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, otorrinolaringologista do Einstein, o tinnitus geralmente é causado por uma atividade neural anormal que afeta os mecanismos de atenção e alarme do cérebro relacionados ao sistema auditivo, fazendo com que a pessoa perceba um som que não está sendo gerado no ambiente. “O sistema de atenção pode ser exemplificado por uma jovem mãe, que não acorda com uma trovoada, mas desperta ao menor choro de seu bebê. Já o mecanismo de alarme é acionado, por exemplo, com o som de uma buzinada ao atravessar a rua, que obriga o sistema nervoso a tomar uma atitude de defesa diante do risco. Por um mecanismo de reflexo, o tinnitus entra nos sistemas de atenção e de alarme. Por isso, pode se tornar desesperador para a pessoa”, afirma o médico.

terça-feira, 18 de março de 2014

Dengue: dá para evitar?

A situação se repete a cada verão: junto com a estação, chegam os casos de dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 4,6 milhões de pessoas no Brasil vivem em áreas consideradas de risco para a doença. Ano a ano tem aumentado a conscientização da população e repetem-se as ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que provoca a doença, favorecida pelas condições climáticas desse período do ano. E é importante que seja assim, pois, apesar dos vários estudos em andamento, o fato é que até o momento essa é a única arma de prevenção.

Foco de várias pesquisas no mundo todo, a vacina contra a dengue ainda não tem prazo para tornar-se realidade. “O grande desafio dos cientistas continua sendo o desenvolvimento de uma vacina capaz de proteger simultaneamente contra os quatro subtipos do vírus”, afirma o Dr. Luis Fernando Aranha Camargo, médico infectologista e chefe do Centro de Pesquisa Clínica do Einstein.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Hipermobilidade tem efeitos que vão da malformação do coração a dores musculares

Os movimentos elásticos dos contorcionistas de circo, impossíveis de serem imitados por outras pessoas, são os exemplos mais conhecidos da hipermobilidade. Essa condição é resultado de um defeito genético nos tecidos conjuntivos, como tendões, músculos e cápsulas (membranas que envolvem as articulações).

Ainda hoje, é vista como virtude a capacidade de realizar movimentos com flexibilidade acima da esperada. Mas não deveria ser assim. “Esse defeito genético é responsável por muitas queixas de dor nos joelhos, nos ombros e até na coluna”, afirma Neuseli Lamari, fisioterapeuta da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto).

O problema é que a associação entre hipermobilidade e suas consequências ainda é pouco conhecida. “Mesmo os médicos fazem diagnósticos equivocados e, muitas vezes, desconhecem a hipermobilidade”, alerta a fisioterapeuta.

Estima-se que 30% da população tenha hipermobilidade, sendo que o problema é mais comum em mulheres. Para saber se você faz parte deste grupo, basta realizar um teste simples, com apenas cinco movimentos (veja no final da reportagem).

quarta-feira, 5 de março de 2014

Por que fazer lanches entre as refeições?

Comer várias vezes ao dia todo mundo sabe que ajuda a emagrecer. Mas, como isto funciona? E o que comer nestes intervalos?

O recomendado é comer a cada três horas, sempre porções pequenas e alimentos saudáveis. Isso ativa o metabolismo e facilita o gasto calórico. A nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica, explica que fazer lanches nos intervalos da manhã e da tarde evita a compulsão alimentar e o excesso nas principais refeições, como almoço e jantar.

“Fazer refeições de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, que terá que gastar energia para o processo de digestão. Além disso, o organismo não terá como principal objetivo o acúmulo de energia. Uma alimentação fracionada ainda diminui o catabolismo muscular (perda de massa magra)”, diz.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia

É quase sempre assim: no Carnaval, no embalo da folia, muita gente exagera no consumo de bebida alcoólica. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Neste período come-se e bebe-se de tudo e, justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação. Para evitar a ressaca e a desidratação, é necessário alternar uma bebida e outra com a ingestão bastante água.
A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Luciana Abdu, explica que o álcool acaba estimulando as pessoas a irem ao banheiro mais vezes. Daí a necessidade de ingerir líquidos como água, sucos naturais e água de coco. Isso vai colaborar para que o folião curta a festa sem prejudicar a saúde.
Luciana Abdu lembra que a quantidade de consumo de água deve ser aumentada se a pessoa estiver exposta ao sol às altas temperaturas. Uma boa dica é andar sempre com uma garrafinha de água. O ideal é beber uma garrafa de 500 ml de água por hora.

sábado, 1 de março de 2014

Alimentos: diferentes cores, diferentes benefícios

Você sabia que a cor dos  alimentos interfere na sua função em nosso organismo?   Confira as dicas abaixo e saiba como escolher o alimento ideal para manter sua saúde em dia:
Alimentos de cor amarela/alaranjados: ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A. Essa vitamina é fundamental para o crescimento e manutenção dos tecidos, e desempenha papel essencial na visão. Exemplos de alimentos: cenoura, manga, mamão, pêssego, manga, milho e caqui.
Alimentos de cor vermelha: o pigmento responsável pela cor vermelha é o licopeno,um carotenóide que funciona como antioxidante, protegendo contra o envelhecimento precoce das células, além de estimular o sistema imunológico. Existe também relação do consumo de licopeno e a redução de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Exemplos de alimentos: tomate, cereja, caqui, melancia, goiaba e pimentão vermelho.