quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Caminhada + pilates, a combinação perfeita para secar gordura e chapar a barriga

Revista Boa Forma

por Débora Lublinski foto Sérgio De Divitiis



Pegamos emprestado do pilates um truque mágico que faz a sua caminhada queimar muito mais calorias (e, de quebra, ajuda a esculpir os músculos do abdômen!). Quer saber como?

Simples, basta manter a postura. Confira o nosso plano exclusivo

Calçar o tênis e sair andando já está de bom tamanho (a gente concorda que é bem difícil encaixar a atividade física na rotina). Mas fique sabendo que os mesmos 30 minutos de caminhada podem render muito mais benefícios se você der atenção especial à sua postura. “Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos, há uma sobrecarga muscular – em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem”, adverte Ivo Moraes da Silva, professor de quality run, programa voltado para a corrida na esteira, da academia Competition, em São Paulo.
“Mas ao caminhar alinhada, o peso do corpo fica bem distribuído, um número maior de músculos são recrutados, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular”, acrescenta o professor. Só que não basta encolher a barriga e estufar o peito feito general para desfilar uma boa postura. A grande sacada é fortalecer o abdômen, o verdadeiro responsável por um porte elegante – durante a caminhada e fora dela.
“Não é à toa que, no pilates, chamamos toda a região que compreende os músculos abdominais e a lombar de core ou de centro de força do nosso corpo. O trabalho com foco nesse cinturão ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga”, ressalta Alfonso Carrillo, professor do The Pilates Studio, da academia Ecofit, também em São Paulo.
A solução para melhorar o seu desempenho ficou clara: combinar numa aula inédita e exclusiva a consciência corporal (e a barriga lisinha) que os exercícios de pilates garantem com um treino básico, mas superdinâmico, de caminhada. É o caminho certo para atingir o seu objetivo.

Força na barriga com 15 minutos de pilates Fazendo estes exercícios quatro vezes na semana antes de caminhar, você será capaz de deixar o corpo alinhado naturalmente. São movimentos que vão ensinar a contrair o abdômen de forma eficiente — primeiro deitada, depois sentada e, por fim, em pé como na hora da caminhada.
Sempre que ler ACIONE O CENTRO DE FORÇA, imagine que o seu corpo é uma ampulheta e que, a cada expiração, a cintura se afina tal qual o formato desse tipo de relógio. Isso ajuda o tronco crescer, ficar alongado. Para completar, pense no seu umbigo “colando” nas costas como se você estivesse fechando o zíper de uma calça justa. “Fique sempre atenta ao centro de força.
Só assim dá para tirar proveito máximo da aula”, completa o professor Alfonso Carrillo.
- monotonia, + resultado na caminhada Esta planilha é especial para acabar com o efeito platô — aquela dura realidade na qual o exercício estaciona.
O treino muda todo dia e ora dá ênfase à parte aeróbica, ora exige força nas pernas. “Você vai variar o tempo, a intensidade e o tipo de terreno para turbinar o desempenho e acabar com a preguiça”, explica o professor Ivo Moraes da Silva. As inciantes devem diminuir a parte principal da tabela para 15 minutos. Se estiver escolada na malhação, aumente para 45 minutos. Tanto faz andar na rua ou na esteira. Mais importante: agora que já sabe como ACIONAR O CENTRO DE FORÇA, ative-o durante a caminhada e sinta, na barriga, a diferença.

Seu treino nos mínimos detalhes segunda aquecimento - 10 min de caminhada leve sensação de esforço - fácil parte principal - 30 min de caminhada alternando 2 min intensos e 3 min moderados sensação de esforço - confortável (forte sem ficar ofegante) volta a calma - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - muito fácil

Terça aquecimento - 10 min de caminhada progressiva sensação de esforço - começa fácil e vai aumentando a intensidade parte principal - 30 min de caminhada alternando terreno inclinado (percurso com ladeiras ou inclinação na esteira) e terreno plano sensação de esforço - intensa volta a calma - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - muito fácil

Quarta aquecimento - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - fácil parte principal - 45 min de caminhada com intensidade moderada constante sensação de esforço - confortável (forte sem ficar ofegante) volta a calma - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - muito fácil
Quinta aquecimento - 10 min de caminhada progressiva sensação de esforço - começa fácil e vai aumentando a intensidade parte principal - 30 min de caminhada alternando 4 min intensos e 2 min moderados sensação de esforço - intensa volta a calma - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - muito fácil
Sexta aquecimento - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - fácil parte principal - 30 min de caminhada com intensidade moderada constante sensação de esforço - confortável (forte sem ficar ofegante) volta a calma - 5 min de caminhada leve sensação de esforço - muito fácil

Malhação inteligente

O Pilates vem para acabar com a mesmice das academias.


Para quem está cansado das tradicionais aulas de ginástica, surge uma nova mania nas academias brasileiras: o Pilates. O método, desenvolvido na década de 20, está cada vez mais comentado nos corredores do fitness brasileiro e tem atraído curiosos a fim de experimentar uma maneira alternativa de se manter em forma.

Fugindo da rapidez e das repetições da malhação convencional, o Pilates conta com cerca de 34 exercícios básicos, que podem ser executados no solo ou com a ajuda dos vinte aparelhos criados pelo alemão Joseph Hubertus Pilates para desenvolver, condicionar e treinar os movimentos e o equilíbrio do corpo humano.



A técnica logo conquistou as academias americanas e européias, mas só chegou ao Brasil pela primeira vez em 94, através da dançarina baiana Alice Becker. A delicadeza com o corpo proposta pelo método que havia acabado de chegar em terras brasileiras chamou a atenção da bailarina Daniela Augusto, 37 anos.

Para sanar um problema de desgaste da cartilagem do seu joelho, ela procurou as aulas da pioneira Alice e dois anos depois se especializou na técnica, montando seu próprio estúdio:

"Descobri novos e pequenos músculos, que antes eram subutilizados, e vi resultados rápidos?.A base do Pilates é trabalhar a consciência corporal e os exercícios propostos são sincronizados sempre com a respiração e com o uso do abdômen.Tudo parte do centro para as regiões periféricas, por isso a inteligência do movimento. "

O entendimento dos limites do corpo faz parte dessa consciência também, afirma Daniela, que ministra suas aulas no Estúdio Move, em São Paulo, onde é desenvolvido o Mat Pilates (no solo) e são usados acessórios como bolas de vários tamanhos e elásticos:

"Pessoas de todas as idades podem praticar. Quando alguém tem algum problema de coluna ou dores, indico atendimento particular".

"Além de um corpo mais saudável, alongado e forte, o pilates traz vários benefícios: aumenta a resistência física, promove a correção da postura, alivia tensões, estresse e dores crônicas, melhora a coordenação motora, entre outros. "

Um dos desejos do seu criador era que as pessoas levassem o conhecimento da sala de aula para os momentos corriqueiros das suas vidas: carregando o filho, fazendo compras no supermercado, trabalhando horas sentado, penteando o cabelo.

Você ainda tem dúvida porque o Pilates virou uma febre nas academias?

"Porque é uma malhação inteligente, explica Daniela."

Corpo saudável e bonito com Pilates

Por: Kleymara Kopavnick
Com certeza esse nome não lhe é estranho. Mas, apesar de estar na boca do povo, há quem diga que esse “tal” de Pilates é uma ginástica, melhor do que muita academia. Entretanto, por ser uma alternativa a mais nos tratamentos fisioterapêuticos, a proposta do método Pilates não é a estética, como acontece nas academias de ginástica.

A técnica, segundo especialistas, acaba por ajudar no processo de emagrecimento porque acelera o metabolismo do corpo.
De acordo com a pesquisa Postura e Controle Postural, da Universidade de São Paulo (USP), publicada no jornal Correio Braziliense, de 115 pessoas saudáveis entre 19 e 43 anos, 76 % têm desvio na postura. Desses, 66% pendem para o lado direito. Os pesquisadores afirmam que pessoas que têm mais de 1,5 grau de curvatura na coluna devem procurar um tratamento, mas os casos mais preocupantes são os que registram desvio de 5 a 7 graus de curvatura.


A vantagem, para quem pratica o Pilates, é a certeza de corrigir problemas de postura e, assim, melhorar a saúde como um todo. Durante todas as 30 sessões recomendadas, cada uma com uma hora de duração, o paciente-aluno é acompanhado por um fisioterapeuta especializado, que controla a intensidade da força aplicada aos aparelhos, coordena os movimentos e a respiração do praticante.
A servidora da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal (SEEP), Daize Moreira está na terceira sessão de Pilates e diz notar diferenças, principalmente no abdome. Por praticar Yoga, Daize tem boa flexibilidade, mas garante que qualquer pessoa, com o acompanhamento dos professores-doutores pode ter ótimos resultados. “O Pilates complementa o desenvolvimento da força muscular, que uso bastante na Yoga.
O trabalho da respiração lenta e consciente faz com que nos concentremos nos exercícios, no nosso próprio ritmo e, assim, vejamos rapidamente as mudanças no corpo”, opina.

Thiago Alvim, fisioterapeuta que lida diariamente com Pilates, alerta que ninguém deve começar sem antes passar por uma avaliação detalhada do que é necessário trabalhar no método. “Às vezes a pessoa chega aqui queixando-se de uma dor localizada e, na avaliação, descobrimos que a causa está em outra região, que também precisa ser exercitada”, explica o doutor.
Thiago costuma dizer aos novos alunos, que muitas vezes ficam impressionados com os aparelhos, aparentemente complexos, que “com dez sessões você vai ver a diferença, com vinte, você vai ser a diferença e com trinta sessões, você vai ter um corpo novo”, compromete-se.
A frase citada pelo fisioterapeuta é, na verdade, uma afirmação do criador do método, o alemão Joseph H. Pilates, mas os profissionais garantem que já possuem experiências comprovadas da veracidade da afirmação de Pilates.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Alguns artistas adeptos ao Pilates




MARCOS PALMEIRA



Você é vaidoso?



Sou dentro de um limite que me ajuda na saúde e na auto-estima. Alimento-me bem, corro, faço Pilates e jogo bola. De manhã tomo um suco cru: maçã, inhame, aipo, rúcula, tudo misturado no liquidificador e peneirado até virar um caldo. É como se bebesse uma horta inteira. A minha vaidade não está ligada a um bom corte de cabelo. Posso ficar dias sem me olhar no espelho. Não tenho hábito de usar creme, recorro apenas a um desodorante e vou à luta. Nunca quis mudar nada em mim nem pensei em plástica. Acho que o conjunto funciona bem e profissionalmente ajuda muito.




Daniela Escobar
Hoje, como faz para manter-se em forma?


Fecho a boca, ando bastante de patins e faço ginástica e Pilates na academia Cia. Atlética, aqui no Rio de Janeiro. Tudo isso mais a massagem semanal ajuda a deixar o corpo enxuto.















Patrícia Pillar



Conta seus segredos de beleza.



A atriz Patrícia Pilla desvenda seus truques que usa para ficar sempre bela. “No dia-a-dia, bebo muita água. Faço um pouquinho de alongamento e de esteira. Agora comecei o método pilates. Tenho uma professora de ginástica que vem em casa. Me preocupo em comer coisas boas, compro verduras sem agrotóxicos. Como muita salada, legumes e frutas. Já peguei muito sol. Hoje, tenho uma dermatologista que cuida da minha pele. Mas não sou escrava da estética.“







Débora Falabella

Débora Falabella é outra famosa que não se priva de nada. A atriz que faz apenas aulas de pilates para ajudar na postura e na preparação corporal, continua com o corpinho de menina. “Não gosto de academia, nem de ginástica”, confessa ela.


Um Dia com Sara VJ da MTV

Você já fez várias matérias sobre o seu abdome durinho. O que faz para manter a forma?


Eu fui bailarina clássica profissional por muitos anos, mas tive que parar para seguir a carreira. Agora faço Pilates, que é um método inventado no século XVIII. Na verdade eu conheci o Pilates com 15 anos, quando ainda fazia balé. Mas foi há pouco tempo que eu comecei a praticar de verdade. É muito bom, faz super bem.

Segundo a VJ, o Pilates é o segredo de seu abdome definido.


Camila Gonçalves - Redação Terra



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sintonia fina

Revista Istoé: 16/06/2004 Seção: Boa forma

O Pilates, método que integra o corpo e a mente, conquista brasileiros e famosos


Juliane Zaché, Liana Melo e Osmar Freitas Jr.
Colaborou: Lena Castellón




Tente visualizar o seu corpo como se fosse uma orquestra sinfônica. Cada músculo corresponde a um instrumento com som e melodia próprios. Tudo na mais perfeita ordem. Sem que nota alguma soe desafinada, sem que um arranjo grave se sobreponha a um agudo. Assim, a música ecoa de forma agradável e prazerosa.
A analogia serve para explicar um pouco como funciona o método que é a febre mundial do momento. Trata-se do pilates, uma técnica que procura trabalhar músculo, tendão, vértebra e osso de forma harmônica para fazer o corpo funcionar como uma música melódica.

A modalidade desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates aportou primeiro nos Estados Unidos, para onde havia se mudado na década de 20, quando abriu seu estúdio em Nova York, atraindo basicamente bailarinos. Hoje, nada menos do que seis milhões de pessoas estão lotando academias de pilates naquele país, segundo dados da Pilates Method Alliance (PMA), organização internacional dos profissionais da área.

E entre seus fãs figuram estrelas do quilate de Madonna, Julia Roberts e Brad Pitt. É um exército que movimenta uma indústria de US$ 18 bilhão anuais.
Até o início dos anos 90, quem perguntasse a um americano o que era pilates seria capaz de ouvir: “É aquele do julgamento de Jesus.” Nos dias atuais, possivelmente diria que é um método que ajuda a corrigir a postura e melhorar a flexibilidade. “Nos anos 60, a técnica ainda era vista como uma espécie de clube fechado.

Reunia seguidores apenas entre os dançarinos. O grande público não conhecia o segredo da boa forma física desses profissionais”, diz Kevin Bowen, co-fundador da PMA. Mas, 30 anos depois, a geração que na década de 60 estava curtindo sexo, drogas e rock’n’ roll começou a pagar o preço dessa esbórnia. Dores lombares, pernas fracas, articulações e músculos rígidos, como metal enferrujado: o pessoal entrava na meia-idade com o corpo em petição de miséria. No entanto, a era trouxe também consigo a onda do culto às celebridades. E foi por isso que pilates entrou no vocabulário e agenda dos cidadãos comuns.

O início de tudo: Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha. Na infância, sofria de asma e raquitismo. Desde cedo tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Ainda adolescente, foi ginasta e mergulhador. Aos 14 anos já estu-dava anatomia e os fundamentos da medicina oriental. Com o tempo, criou o método pilates.

Durante a Primeira Guerra, pôde comprovar o resultadode sua criação. Para ajudar na recuperação dos feridos de uma enfermaria, propôs seu programa de exercícios. Em 1926, migrou para os Estados Unidos, onde finalmente abriu seu estúdio em NY.

Joseph viveu até os 87 anosarticulações e músculos rígidos, como metal enferrujado: o pessoal entrava na meia-idade com o corpo em petição de miséria. No entanto, a era trouxe também consigo a onda do culto às celebridades. E foi por isso que pilates entrou no vocabulário e agenda dos cidadãos comuns.

Celebridades – Há cinco anos, a atriz Sandra Bullock chegou a um consultório gritando de dor na coluna. O diagnóstico: lordose. “Meu médico me deu analgésicos suficientes para superar a crise e receitou sessões contínuas de pilates. Nunca mais senti dor nas costas”, diz a quarentona, que ainda mantém corpinho e flexibilidade de mocinha. Como ela, mais de 250 nomes famosos entraram nessa onda. “Nossa geração supostamente vai passar a barreira dos 100 anos de idade. Assim, é preciso estar preparado para enfrentar essa maratona. Pilates me parece o melhor remédio”, afirma a atriz Sharon Stone, 46 anos.

No Brasil, não é diferente. Engrossam a lista de seguidores do método atrizes como Maria Fernanda Cândido. Muitas vezes, entre famosos e anônimos, um dos atrativos do método é a capacidade de transformar o cotidiano. É o que atesta o também ator Guilherme Piva, 36 anos, do Rio de Janeiro. “Minha vida mudou”, garante.

Ele frequenta aulas semanais há três anos. Dores musculares e indisposição física, efeitos da modernidade e do excesso de trabalho, saíram da sua rotina. Apesar de ter chegado aqui somente no início dos anos 90 e ainda não haver números precisos sobre a participação do método no mercado, há sinalizadores de crescimento. Prova disso é o interesse cada vez maior das mega academias pela modalidade.

A Runner, de São Paulo, por exemplo, vai inaugurar suas aulas em julho. E a frequência naquelas que já dispõem da técnica é considerada alta. Na Fórmula, também na capital paulista, a prática conquista adeptos nas duas apresentações conhecidas: nos aparelhos (dispostos no que se chama de estúdio, uma sala equipada com as traquitanas que permitem exercícios horizontais e verticais) e no solo (conhecida como mat pilates).

A modelo Bianca Bizello, 25 anos, é seguidora do pilates há três anos. “Quando você olha do estúdio, dá vontade de fazer de tão curioso que é. E quando você pratica percebe como tudo se reorganiza no corpo. Passei a prestar atenção na maneira como ando e até como fico parada. E minha flexibilidade melhorou”, conta. Expansão – A modalidade ganha espaço do mesmo modo que a ioga. Entra nas academias e se propaga na forma de casas exclusivas de pilates. A professora Alice Becker, de Salvador, é uma das propagadoras da modalidade. Montou seu primeiro estúdio em 1991, na capital baiana.

Ela tinha conhecido o método no ano anterior, na Califórnia. Atualmente, Alice coordena nove centros no Brasil, reunindo um total de 1.300 alunos. E há previsão de abrir ainda este ano filiais no Rio e em São Paulo. Como ela, outros instrutores expandem seus domínios País afora.


“Nossa geração supostamente vai passar a barreira dos 100 anos. É preciso estar preparado para enfrentar essa maratona. Pilates me parece o melhor remédio”, diz Sharon Stone, atriz, 46 anos



Enquanto os estúdios se multiplicam, cursos de formação são cada vez mais procurados. Quem deseja se habilitar precisa ser graduado em fisioterapia, educação física ou balé e se dedicar no mínimo um ano ao aprendizado. Em São Paulo, a professora Inélia Garcia é uma das instrutoras que ajudam a certificar novos especialistas. Chilena radicada no País desde 1980, ela aprendeu o ofício em 1994 com a sucessora de Joseph Pilates, a instrutora Romana Kryzanowska. Outro curso que auxilia na tarefa é o Centro Formador de Profissionais de Pilates (CGPA), também em São Paulo. Somente este ano sairão de lá 40 novos professores do método.

É importante esclarecer que os princípios do pilates são sempre os mesmos, mas com o passar do tempo alguns seguidores fizeram adaptações. É óbvio que existem os discípulos fiéis. Porém, quem fez um ajuste aqui ou ali se baseia no fato de que é necessário adaptá-lo à evolução do corpo humano. Contendas à parte, a motivação que leva praticantes e profissionais a serem atraídos pelo método é o fato de ele ser completamente diferente dos exercícios convencionais praticados na academia.

Lúdico – No pilates, não existe aquela série de repetições enfadonhas e cansativas, comuns em algumas atividades. Cada movimento é feito no máximo oito vezes. “O que importa é a qualidade do movimento, e não a quantidade”, explica Raul Rachou, bailarino e instrutor de pilates de São Paulo, que conheceu o método com sua mãe, Ruth Rachou, uma das principais difusoras da técnica. Por isso, ninguém sai da aula exausto ou com aquela sensação de corpo moído. Mesmo novatos como a carioca Georgiana Moraes, 51 anos, filha do poeta Vinícius de Moraes. Ela pratica a técnica há apenas um mês. “As aulas são superlúdicas. Sinto-me uma criança”, conta Georgiana. Ela se movimenta em aparelhos e utiliza grandes bolas nas sessões orientadas pela fisioterapeuta Roberta Barroso.

O principal foco do pilates é dar ênfase ao fortalecimento da região da barriga, que se chama de casa de força ou power house. Os exercícios são feitos para tornar o abdome rígido. “Joseph Pilates defendia que um abdome fortalecido ajuda a dar sustentação à base da coluna”, afirma a instrutora paulista Maria Cristina Rossi Abrami. Outro ponto fundamental é manter o alinhamento postural durante as atividades. A respiração tem papel importante na execução do exercício. “E deve acompanhar o ritmo de cada atividade”, completa Sara Marques de Paula, fisioterapeuta e instrutora da técnica. O praticante precisa estar concentrado e atento a todos os movimentos. Assim, a técnica trabalha todos os músculos do corpo e o aluno acaba percebendo a existência deles. “Ele passa a ter o que chamamos de consciência corporal”, explica Eliete Donatelli, instrutora de São Paulo. Foi exatamente essa sensação que Costanza Pascolato, consultora de moda, teve ao fazer sua primeira aula de pilates em 2001. “É maravilhoso tomar consciência do seu próprio corpo e conhecê-lo melhor”, diz. Ela conta que buscou o método porque queria ter melhor qualidade de vida. “Sofri um acidente em 1995, quando caí de um cavalo e fiquei seis anos sem conseguir andar direito.

Já tinha tentado várias opções, mas nada funcionou. Na época, também não estava dormindo bem”, recorda-se. Logo no primeiro mês de prática, Costanza não sentia mais tantas dores no corpo. E depois de três meses conseguia se movimentar normalmente. Peso – De fato, a prática ajuda na reabilitação de pacientes, principalmente com problemas na coluna. Só é contra-indicada quando a pessoa está com o corpo totalmente travado (nesse caso, deve-se buscar antes um tratamento fisioterápico).

O pilates também ajuda no condicionamento físico, já que envolve força na execução das tarefas. E até serve para estimular gordinhos a perder peso. O endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo, abriu um estúdio em sua clínica de emagrecimento há um mês. “Como não tem impacto, para quem está acima do peso é bom. E eles se sentem estimulados a seguir em frente”, assegura.

"Meu médico me deu analgésicos suficientes para superar a crise e receitou sessões contínuas de pilates. Nunca mais senti dor nas costas”, afirma Sandra Bullock, atriz, 40 anos, que se queixava de dor na coluna
Com tantas peculiaridades, os benefícios são diversos. Há maior mobilidade das articulações e flexibilidade do corpo, apenas para citar os mais lembrados pelos praticantes. “O pilates melhora a saúde no geral e promove bem-estar”, diz Inélia Garcia. Para proporcionar esses prazeres de modo eficaz e seguro, o ideal é ter um instrutor o tempo todo ao lado do aluno. As aulas podem ser feitas de modo individual ou em grupo de no máximo seis.
Os professores argumentam que só assim é possível ter bons resultados. E esse é justamente um dos motivos que tornam a prática ainda pouco acessível à população. O preço de uma aula por semana individual custa em média R$ 120. É salgado. Se servir de consolo, é igualmente caro nos Estados Unidos, meca do pilates.
As tabelas americanas vão de US$ 60 a US$ 100 por instruções particulares. Na academia Karma Yoga & Pilates, em Manhattan, por exemplo, as instrutoras Christina Galio e Gina Heysek comandam classes mistas a US$ 16 e privadas a US$ 80. Com tudo isso, é de imaginar que maleável também deve ser o bolso. Nem tudo é perfeito.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Pilates é fisioterapia ou condicionamento físico?

Você estava com dor e seu médico indicou Pilates? Percebeu mudança na postura de alguém por estar fazendo Pilates? Quer malhar e modelar seu corpo, sem carregar peso repetitivamente? Possui algum desvio na coluna e sente incomodo ao fazer esforço físico? Tem interesse em saber com quem ou onde fazer Pilates?

Apesar de parecer que temos todas as respostas e soluções milagrosas de suas indagações, não é bem assim, a intenção é de partilhar algumas dicas sobre o Pilates, para você tomar uma atitude.

Responder essas perguntas é ter uma visão multidisciplinar do movimento. É considerar uma técnica corporal que contempla a diversidade e busca a cumplicidade das áreas de conhecimento, a exemplo, a medicina física e esportiva, da reabilitação, da pós-reabilitação e do fitness. Pilates é um método de tonificação muscular, realinhamento postural e alongamento corporal que integra corpo e mente, criado pelo alemão Joseph H. Pilates (1880-1967).

Visando o movimento consciente sem fadiga e dor, baseia-se em seis princípios: a respiração, o controle, a concentração, o fluxo de movimento e a precisão.

Modalidades de Pilates e quem está qualificado para ensinar? Inicialmente sugere-se garantir sua escolha diante a identificação da formação e certificação em Pilates do profissional em questão de acordo com a modalidade desejada.

O Pilates reabilitação é indicado para tratamento pós-cirúrgicos, dores agudas, patologias articulares diversas (torsão, estiramento muscular, artrose, tendinites) e sequelas neurológicas (derrames, parkinson, distrofia muscular) e devem ser orientados por fisioterapêutas e profissionais de áreas afins da saúde, em atendimento individual.

Para o Pilates pós-reabilitação (postural) e fitness o ideal é o Pilates Estúdio com aulas personalizadas realizadas em grupo e individual com profissionais da área do movimento, ou seja, dançarinos, educadores físicos, dentre outros.

As aulas de Pilates reabilitação, postural, circuito e fitness caracterizam-se pela utilização de acessórios (bolas, tubos e discos proprioceptivos) e principalmente pelo uso de equipamentos de mecanoterapia denominados de reformer, trapézio, wall unit, cadeira, barril e step barril, que tem como função auxiliar o movimento consciente ao estimular, facilitar e desafiar a execução de forma assistida e resistida.

Existe também aula de Pilates de solo, sem equipamentos, direcionada para quem possui domínio corporal por serem aulas mais avançadas.

Quem pode praticar?

O perfil dos praticantes abrange dos sedentários aos atletas de elites (esportistas e dançarinos), dos que apresentam dor e desvio postural aos que desejam manter e melhorar a performance física, possuindo a faixa etária de 10 anos à terceira idade.

Onde praticar?

Atualmente pelo reconhecimento e difusão do método, podem existir estúdio de Pilates em academias de dança e de ginástica, em espaços terapêuticos e alternativos, em clínicas e hospitais e estúdios particulares.

Na realidade, o importante é saber qual a sua necessidade e procurar o profissional devidamente certificado e qualificado para atendê-lo.

Pilates também é prevenção.Sendo assim, consideramos que o método Pilates tanto pode ser praticado por fisioterapêuta para tratamento de pacientes com síndromes e patologias dolorosas, como ser ministrado por dançarino e educador físico para desenvolver a aptidão física e postural tornando o corpo flexível, equilibrado, coordenado e integrado.

Mas, para além dessa pretensão de enquadrar o Pilates num lugar específico da formação e da ciência, o que não se propõe como filosofia e essência.

É, correlacionar o homem contemporâneo e os possíveis benefícios que o método pode proporcionar, que, não se restringe somente a curar e desenvolver qualidades físicas, corporais e posturais, mas favorecer a educação corporal preventiva.

Prevenir doenças osteomusculares independente da formação, da atividade profissional, idade ou sexo, através de exercícios pensantes é buscar a melhoria da qualidade de vida diária e profissional.

É, sobretudo, preparar o corpo para se mover sabiamente diante as solicitações e estímulos nervosos, físicos e mentais proveniente da sociedade tecnológica, evitando o estresse, os vícios posturais e a falta de movimento (hipocinesia).

É, por excelência, compreender que o movimento inteligente é saúde e a perda ou restrição a doença. _______________________________________________________________________________Márcia Santiago pós-graduada e licenciada em dança na UFBA, certificada em Pilates pela Polestar Education/ Physio Pilates. Membro da equipe Multidisciplinar do Ambulatório da Dor do Hospital das Clínicas-UFBA, Diretora e instrutora da Physio Pilates-Vilas, Educadora da PhysioPilates/Polestar responsável na formação de instrutores de Pilates no Brasil e América Latina e Professora do curso de Educação Física da Faculdade Social da Bahia e da Escola de Dança da FUNCEB.

RESPIRAÇÃO

O Pilates otimiza a respiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar dos pulmões.

O principal músculo da respiração é o diafragma. Este se conecta com a coluna em diversos pontos, desde o topo até a base. Além disso, se conecta também com músculos, como os abdominais, órgãos internos, além de nervos, veias e artérias.

Um diafragma inibido, que não funciona bem, pode afetar todos estes sistemas e causar danos diversos, como por exemplo dores nas costas.

Uma respiração otimizada, mobiliza a coluna vertebral na região do tórax, que provoca a mobilização do sistema nervoso autônomo que, dentre tantas outras atividades, é responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.

O fumante tem sua capacidade respiratória diminuída. Normalmente utiliza mais a respiração acessória e respira subindo os ombros.

Com isso, pode inibir o diafragma, sobrecarregando músculos do pescoço, que passam a comprimir nervos e artérias que alimentam os braços e, com isso, prejudicar a postura geral. Além disso, a troca de gases (Co2 e O2) se torna ineficiente. A respiração profunda, usada na execução de diversos exercícios de Pilates, ou provocada por determinados exercícios, otimiza essa troca de gases.

Quando esta troca é mais eficiente, o resultado é uma melhora do humor, da imunidade, da saúde dos mais diversos tecidos corporais, diminuindo a depressão a irritação e o cansaço, tão comuns nos fumantes.

É possível devolver aos fumantes e aos ex-fumantes, através do Pilates, uma organização corporal mais eficiente, uma conseqüente otimização da respiração e melhoria da qualidade de vida, além de prevenir problemas corporais diversos.


Texto de Alice Becker - Educadora e presidente da Physio Pilates Educação

A febre do pilates

A febre do pilates
O método de exercícios que conquista o país também pode oferecer riscos
Fonte: Jornal do Brasil- Suplemento Vida- 04/09/2004
Maria Vianna




Há cerca de dois anos, pouca gente imaginava o que era pilates. Ao deparar com as camas altas articuladas por molas, desavisados poderiam supor que entravam em réplicas de salas de tortura. Hoje, de pequenos estúdios a grandes academias, o método criado pelo alemão Joseph Pilates está em toda parte, respondendo à demanda de uma legião de praticantes interessados nos benefícios alardeados pela imprensa e pelo boca a boca.





Infelizmente, além de profissionais bem formados, a explosão do pilates deu espaço, também, para pessoas que viram no método apenas um bom filão e, sem a devida capacitação, acabam expondo os alunos a sérios riscos para a saúde. ''Um trabalho mal orientado pode gerar lesões gravíssimas'', aponta Marion Kelson, coordenadora do Gestos, espaço que oferece aulas do pilates. ''Pilates não é malhação e exige um trabalho de conscientização corporal muito sério'', completa.





A prática une movimentos de solo e nos aparelhos, em que força e flexibilidade são exercitadas simultaneamente. O foco mais intenso do trabalho é o fortalecimento do tronco e do abdome, centro do corpo. Entre os principais efeitos do método estão o ganho de força muscular, o alongamento e a flexibilidade. A prática também traz excelentes resultados na recuperação de movimentos de pessoas com problemas de coluna ou alívio para lesões musculares, por exemplo.





A fisioterapeuta Mariane Mendonça melhorou das dores na coluna, e recomenda a prática para seus pacientes

Foi o pilates que melhorou as dores lombares do economista João Felipe Prado, de 56 anos, adquiridas na musculação. Por falta de orientação durante a prática dos exercícios, Prado comprimiu alguns discos da coluna. ''Fui a vários especialistas, entre eles três ortopedistas diferentes. Fiz shiatsu, acupuntura e RPG, mas nada funcionava.'' Só na segunda tentativa com o pilates, sob a orientação da fisioterapeuta Adriana Heineman, teve o alívio que procurava. ''Sinto-me outra pessoa. Hoje, corro 8km antes das sessões de pilates'', conta. Recentemente, Prado passou por uma cirurgia no ombro. Em vez da fisioterapia, optou pelo pilates e teve uma ótima recuperação.

O ator Sérgio Marone também é fã de carteirinha das aulas de pilates. Com 1,93m de altura, Marone procurou a técnica porque vivia com dores na coluna e nos joelhos. Descobriu que a prática regular diminuía sua ansiedade nos palcos, melhorava capacidade respiratória e o deixava mais equilibrado. ''É um exercício inteligente, que deixa a musculatura muito mais bonita do que outros exercícios'', acredita.

Como os movimentos mexem com fibras musculares muito internas, mesmo quando é preciso interromper as aulas a musculatura se mantém definida. Recentemente, Marone machucou o joelho durante uma apresentação de teatro. ''Rompi ligamentos e morri de medo de ter que operar. Acabei me tratando com fisioterapia e pilates, e hoje meu joelho voltou ao normal'', conta ele, que pratica uma vez por semana. ''Acho o pilates tão prazeroso que nem considero aula, é um momento que encontro para relaxar'', revela.

Bem feito, o pilates é o céu. Mas também pode ser o inferno, já que os danos possíveis são inúmeros. ''Para evitar que o aluno se machuque, é fundamental um minucioso alinhamento postural a cada movimento'', explica a professora de pilates Ane Benati, formada em Educação Física. A aposentada Neide Miranda Rila, 64, descobriu a dolorosa diferença entre um pilates bem orientado de um trabalho menos cuidadoso. Neide iniciou a prática por causa de um desvio na bacia e um início de artrose e, durante um ano, sentiu-se ótima fazendo aulas específicas para sua idade e seus problemas de saúde. Quando seu professor mudou de academia, a aposentada resolveu experimentar um estúdio próximo a sua casa.

''Logo nas primeiras aulas vi que eu sabia mais do que o professor. Ficava insegura vendo os instrutores estudando nos intervalos das aulas'', lembra ela, que chegou a ter a atenção chamada quando fez um rolamento ensinado pelo antigo professor. ''O dono da academia disse que eu não podia fazer aquilo porque se os outros alunos quisessem aprender, eles não saberiam ensinar.'' Mesmo assim, ela insistiu nas aulas no local e começou a sentir as antigas dores na bacia e nas articulações. ''Ficaram tão insuportáveis que comecei a tomar remédio. Não conseguia nem dormir direito.''

Segundo Neide, outros alunos sentiam dores e não recebiam nenhuma explicação dos professores. Por fim, a aposentada brigou com o dono do estúdio e voltou para o antigo professor. Um mês após o retorno, as dores já haviam melhorado. Mas para reverter o estrago, foram mais de seis meses de trabalho intenso.


Para evitar este tipo de mau uso, que pode pôr em xeque a credibilidade da técnica, grupos começam a se organizar para exigir capacitação e assegurar fiscalização dos pequenos espaços que pipocam a cada dia pelo país. A intenção é mapear os estúdios e avaliar os certificados de pilates existentes no Brasil, priorizando aqueles com amparo de instituições internacionais.

No Rio, em São Paulo e em Salvador, estão em vias de legalização as primeiras associações locais de professores de pilates. A falta de qualquer regulamentação da técnica até agora vem gerando uma verdadeira guerra política entre conselhos de classe. Alguns Conselhos Regionais de Educação Física, como o da Bahia, já começaram a fiscalizar estúdios, com o objetivo de multar locais que não tenham um professor de educação física responsável.

''Entendemos que, entre outras coisas, o método busca o condicionamento físico e, como tal, precisa ser orientado por um profissional da educação física'', diz Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef). ''A técnica trabalha numa área de interseção entre a educação física e a fisioterapia, e foi popularizada no mundo, e também no Brasil por bailarinos'', rebate a vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia, Ana Cristina Brasil.

Esta semana, profissionais de formações variadas, como fisioterapia e dança, que fizeram especialização na técnica e querem ver assegurado seu direito de trabalhar com ela, tiveram uma vitória importante: a Comissão de Educação da Câmara aprovou projeto que exclui do âmbito de fiscalização do Confef os profissionais de dança, artes marciais, ioga, capoeira e pilates. ''Existem vários tipos de pilates, com objetivos como consciência corporal, condicionamento físico e reabilitação. Mas não há como separar totalmente onde acaba uma coisa e começa outra, o que muda é a ênfase'', aponta o professor de educação física e fisioterapeuta Pedro de Melo Franco.


Ao buscar alívio para seus problemas de postura, a fisioterapeuta Mariane Mendonça, 29, encontrou também um corpo mais vigoroso, e venceu o sedentarismo. Massagista e especialista em RPG, Mariane estava cansada de terminar o expediente com dores nos ombros, nas costas e nas articulações. ''Não freqüentava a academia há mais de cinco anos, e vivia cansada. Meu condicionamento físico era zero e, como meu trabalho exige força, eu acabava o dia com uma sensação de fraqueza'', conta Mariane, que resolveu experimentar o pilates e começou a ver seu corpo mudar gradativamente para melhor.


A transformação mais significativa aconteceu na sua coluna, que vivia dolorida por causa das exigências do trabalho. Tinha uma leve cifose, que melhorou com os exercícios. ''A consciência corporal que se ganha é muito boa, e sinto que movimento o corpo de forma diferente.''


Segundo a fisioterapeuta, dependendo do objetivo, dá para sentir diferença no corpo após a primeira sessão. Outros benefícios observados por ela foram o aumento da flexibilidade e uma resistência física maior. ''Hoje, quando dou alta aos meus pacientes, recomendo o pilates como forma de manter o corpo equilibrado'', diz. Quando bem orientado, portanto, o pilates merece toda a fama que tem. Vão-se as dores, ficam os músculos, trabalhados e sadios. O corpo agradece.

- Pratique com segurança
- Descubra se seu professor é habilitado para dar aulas de pilates
- Observe se as turmas são pequenas - a atenção durante a prática deve ser quase individual
- Relate qualquer problema de saúde para seu professor
- Se você sofre da coluna, procure orientação médica antes de iniciar a prática

Do sedentário ao idoso: Pilates para todos

Esportes Fonte: www.terra.com.br - vida e saúde

Vigor e rigor. São duas palavras que podem definir a prática do método Pilates. A atividade promove condicionamento com menos repetições e mais controle dos exercícios e do corpo.

"Quando se pede qualidade, há o rigor. Se você pede para a pessoa fazer 300 abdominais, não há como ter qualidade no exercício", analisa a instrutora do método Jurema Barreto, com formação no método na Polestar Education em Salvador.

Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, desde atletas ao sedentário, sendo indicado como condicionamento e também como prevenção de lesões na coluna. "O método trabalha com performance atlética, pós-reabilitação (depois que a pessoa sai da fisioterapia), com pessoas idosas, jovens, lesões nas articulações, dores crônicas nas costas, hérnia de disco, lombalgias, tensões musculares", explica Jurema.

As aulas costumam ser individuais ou em grupos de cinco alunos, com até dois instrutores do método supervisionando cada exercício.

A vantagem é que a atividade física pode ser desenvolvida atendendo às necessidades específicas de cada aluno. "Até agora, não vi casos que apresentassem contra-indicações porque cada pessoa é vista e tratada como um ser diferente.

Alguns exercícios se aplicam a uns e a outros não", diz Jurema, que indica o método a partir dos 14 anos. Antes dessa idade, segundo ela, é difícil para a pessoa ter concentração. As aulas de Pilates podem ser praticadas no chão e/ou em aparelhos com molas e tiras de couro (alguns parecem cadeiras e outros camas de madeira) batizados de Reformer, Barrel, entre outros.

"De início, os equipamentos causam um certo impacto visual, mas aos poucos as pessoas vão se acostumando. Há o apoio do professor ao lado e, depois, a pessoa vai se tornando mais independente". A dificuldade maior da aula, na visão da instrutora, são os exercícios feitos no solo porque há total ação da gravidade. "

Nos equipamentos, perde-se um pouco a ação da gravidade pela resistência e assistências das molas", diz. As atividades feitas nos equipamentos possibilitam a incorporação das posturas e movimentos pelo praticante, facilitando uma nova leitura corporal e a prática dos exercícios no solo.

Pilates cresce mais de 250%

Pilates cresce mais de 250%
Fonte: Fitness Brasil, IHRSA, Cybex Fyi, 4/11/04.
Participação triplicou desde 2001 nos EUA


O Pilates se desenvolveu há mais de 80 anos e se tornou um método de exercício bastante popular, especialmente com os anos. Muitas academias e clubes oferecem Mat Pilates e exercícios de solo, mas poucas disponibilizam o método tradicional.



Antigamente, o Pilates era utilizado apenas por profissionais de dança. Hoje, é comum que atletas e esportistas procurem o método para ganhar força, flexibilidade e agilidade. Utiliza-se para reabilitar e diminuir dores de lesões. Ainda há quem use para perder peso, ganhar energia ou se sentir melhor.

De acordo com uma pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association (SGMA), estima-se que, hoje, 9 milhões de pessoas pratiquem Pilates. Este número era de apenas 2,5 milhões em 2001.

Com a popularidade do Pilates, surgiram inúmeras revistas, livros, cursos em academias, escritórios médicos e lojas com alimentos naturais.O método de Pilates desenvolve os músculos do centro do corpo, através de alongamentos e movimentos controlados pela respiração. Serve para alinhar a postura e aumentar a coordenação dos músculos.

De acordo com uma estimativa da Pilates Method Alliance, há cerca de 13 mil instrutores de Pilates no mundo. Porém, apenas 25% destes são devidamente treinados.

Uma associação de Miami trabalha na criação de um teste de certificação nacional para os professores. Atualmente, como não há certificação para os profissionais de Pilates, muitos tentam e acabam se lesionando.





QuemRevista “Quem Acontece”- edição 213- 08/10/2004 e onde
A atriz Julia Roberts deixa a academia onde pratica aula de Pilates.
UMA LINDA MAMÃE!

“Os meses passaram e a grávida do momento em Hollywood, Julia Roberts - que espera a chegada de gêmeos para o Natal -, exibe aquele barrigão de quem está prestes a dar à luz, como flagraram os paparazzi internacionais nesta foto, que mostra a atriz saindo de uma aula de Pilates ...”



Exercício pode ajudar contra câncer de próstata.

Estudo durou 14 anos, examinando 47.620 homens nos EUAFonte: BBC – BRASIL- 12/05/2005 .


Atividades físicas vigorosas feitas com regularidade diminuem a progressão do câncer de próstata em homens mais velhos, de acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.As descobertas sugerem que exercícios intensos podem ajudar a evitar que homens com mais de 65 anos morram em conseqüência da doença.

A equipe de Harvard concluiu que os homens têm que se exercitar vigorosamente por pelo menos três horas por semana para que a atividade física tenha efeito. O estudo se estendeu por 14 anos, de 1986 a 2000, examinando 47.620 homens nos Estados Unidos.

Menos riscoAs conclusões foram publicadas no jornal especializado Archives of Internal Medicine. Pesquisas anteriores indicaram que homens mais ativos fisicamente podem correr menos riscos de câncer na próstata.

Os cientistas pediram que cada um dos homens examinados fornecesse informações sobre o quanto praticavam de exercícios - como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou praticar qualquer esporte com raquete - que fazia.

Durante os 14 anos do estudo, 2.892 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados, incluindo 482 casos avançados.

Os pesquisadores concluíram que homens mais velhos, com 65 anos ou mais, que faziam exercícios intensos regularmente, estavam sob risco mais baixo – quase 70% - de casos avançados e fatais da doença.Esse tipo de associação não foi encontrado em homens mais novos.

Os cientistas disseram, no entanto, que são necessários mais estudos para determinar a exata intensidade dos exercícios que beneficiariam pacientes de câncer de próstata.