terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Grapefruit: benefícios e riscos da toranja

As frutas estão entre as fontes mais ricas de vitaminas e minerais essenciais à boa saúde do corpo. Principalmente quando consumidas frescas, elas são aliados indispensáveis das dietas e tratamentos para sobrepeso e praticamente todos os desequilíbrios do organismo. A variedade de frutas parece infinita, e cada uma delas oferece benefícios específicos, o que faz com que cada uma tenha o seu lugar no cardápio diário.

Ultimamente, os holofotes têm estado na direção da polêmica grapefruit, também conhecida como toranja, colocando em evidência seus benefícios, mas também as restrições e efeitos colaterais do seu uso em tratamentos medicamentosos. Segundo a nutricionista funcional Tatiana Cunha, a fruta tem um sabor marcante que puxa para o amargo devido aos altos teores de vitamina C. “Ela é rica em antioxidantes, fito nutrientes e ácido salicílico”, afirma a especialista.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Alimentos roxos mantêm o corpo livre de doenças

Ricos em antocianinas, os alimentos roxos são essências na prevenção do câncer, infecções e doenças cardiovasculares. Confira as dicas do Chef naturalista Douglas Valente para incorporá-los a sua alimentação.

Os alimentos de cor roxa ou avermelhada embelezam os pratos, além de nutrir o corpo e fortalecer o organismo. “O consumo regular de alimentos roxos é essencial no combate aos radicais livres, porque propicia a longevidade e a saúde geral das células do corpo”, afirma Douglas Valente.

domingo, 29 de dezembro de 2013

A história milenar da shantala

A técnica já é bastante conhecida no mundo todo e cada vez mais as mamães vão se interessando para conhecer e aplicar em seus filhos. Mas e a história dessa massagem mágica, com quais objetivos ela foi “criada”?

Na década de 70, o médico obstetra Frederick Leboyer fez uma viagem à Índia e foi numa tarde, em uma comunidade em Calcutá que se deparou diante da pobreza, com uma mulher sentada na calçada com a coluna ereta, pernas esticadas e um bebê sobre elas. Naquele momento ela estava realizando a massagem em seu filho, aos olhos do médico aquilo era um momento mágico e tudo parecia ter parado ao seu redor quando percebeu a paz e a dedicação com que a mulher estava realizando aquele ritual. A mulher percebeu a presença do médico que no mesmo momento pediu para que pudesse fotografá-la e registrar aquele momento.

sábado, 28 de dezembro de 2013

O verão começou e sua pele precisa de cuidados

A exposição ao sol é a principal causa de envelhecimento precoce e do aparecimento do câncer de pele. Durante o verão, os raios ultravioletas B, principais causadores do câncer de pele, apresentam maior intensidade, por isso sua pele precisa de maiores cuidados.
Isto não quer dizer, que nas outras estações do ano você possa se esquecer de prevenir as doenças de pele causadas pelo excesso de exposição ao sol sem a devida proteção.

O verão pode ser aproveitado sem agressão à sua pele. Para isso algumas orientações são importantes:

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ingerir proteína é essencial na dieta, mas excesso causa riscos à saúde

Fazer dieta! Para fazer uma dieta muitas coisas devem ser acrescentadas ao cardápio e outras retiradas, mas o que não deve se fazer jamais é cometer exageros, nem para menos, nem para mais. O organismo necessita estar em harmonia para que suas funções vitais possam estar funcionando de forma harmônica e proporcionar bem estar ao corpo e a mente. Mas muitas pessoas costumam fazer as dietas por conta própria e acabam exagerando nas doses, como é o caso da proteína. Mesmo que você faça a “dieta da proteína” ela tem um tempo determinado, ou seja, não pode ser seguida por mais do que o tempo sugerido na própria dieta.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como tratar câimbras musculares?

1. Beba mais líquidos: Tomar água de coco ou uma bebida isotônica ajuda a recuperar o equilíbrio dessas substâncias no organismo. Se você optar por uma bebida isotônica, escolha uma que seja light ou diet, pois as versões normais contém muito açúcar, o que pode fazer a câimbra piorar. Uma bebida fantástica e natural que anda ganhando o mundo com suas propriedades eletrolíticas é a água de coco.

2. Alongue-se: Alongue o músculo afetado. O alongamento consegue aliviar a contração súbita do músculo graças ao aumento da circulação de sangue no local. Ao melhorar a circulação de sangue no músculo atingido pela cãibra, os nutrientes perdidos são repostos, o que diminui a dor. O relaxamento muscular que o alongamento proporciona é fundamental para a recuperação da cãibra. A prática diminui os espasmos e a tensão, além de alterar a percepção da dor.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Mitos e verdades sobre o torcicolo: travesseiro gera torcicolo?

O vento frio causa torcicolo.
Mito.

Alguns travesseiros geram torcicolo.
Verdade. O ideal é que sua cabeça fique alinhada com a coluna.

Torcicolo dura no máximo 1 semana.
Mito. Varia o tempo de acordo com a causa e do tratamento.

Pode surgir de repente sem esforço físico.
Verdade. Muitas vezes realizamos movimentos rápidos onde o músculo não está preparado, realiza uma contratura muito forte e forma o torcicolo.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Saiba como evitar ou diminuir os efeitos da ressaca

Com o copo na mão durante uma festa ou em uma mesa de bar, pouca gente pensa nos efeitos que cada gole de bebida alcoólica poderá ter no cérebro e no organismo. Para quem bebe sem preocupação nenhuma, a lembrança vem, à força, ao acordar com dor de cabeça, boca seca e um mal estar generalizado no dia seguinte. É a ressaca, aquela que ninguém quer ter e todo mundo sempre promete que “na próxima vez não será assim”.

Essa sensação é uma espécie de bilhete de despedida que o álcool deixa para as pessoas não esquecerem que consumi-lo em excesso é prejudicial à saúde. “A ressaca é um conjunto de sintomas e sinais que só aparece depois que o álcool já saiu do organismo. As bebidas causam alterações sanguíneas e hormonais que afetam a hidratação e o sistema nervoso”, afirma o gastroenterologista Ricardo Barbuti, médico-assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O que está por trás de sua dor de cabeça

Ao menos durante quinze dias no mês, treze milhões de brasileiros levam a mão à cabeça e fazem caretas de dor. Para ilustrar, esse número representaria a cidade de São Paulo inteira e mais alguns municípios agregados, todos sofrendo de cefaleia crônica diária. Além disso, 70% das mulheres no Brasil têm ao menos uma crise de cefaleia no mês, contra 50% dos homens, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE).

Se, na maioria dos casos, um analgésico ou uma boa noite de sono pode resolver, em algumas situações a dor pode sinalizar que algo muito sério está acontecendo, explica o Rubens Gagliardi, neurologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Além disso, dores súbitas acompanhadas de sintomas como desmaios e febre precisam ser investigadas. "Uma dor de cabeça que a pessoa nunca teve, e que ela considera a mais forte da vida, associada à febre, alteração de consciência e perda de força podem ser um AVC, um aneurisma ou um tumor", afirma Mario Peres, neurologista do Hospital Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Mario Peres,

domingo, 22 de dezembro de 2013

Maçã pode ser tão potente quanto remédio na prevenção do colesterol

O velho ditado inglês que diz que comer uma maçã por dia mantém o médico longe parece ser realmente verdade – ao menos é o que diz um estudo publicado no periódico British Medical Journalnesta semana. Pesquisadores da Universidade de Oxford estudaram os efeitos preventivos da estatina – droga que combate o mau colesterol – comparados aos efeitos do consumo da maçã.

Num mapeamento com pacientes atendidos pelo sistema de saúde público, tanto o medicamento como a maçã foram capazes de reduzir a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral (AVC). A estatina previniu 9.400 mortes, enquanto a maçã conseguiu evitar 8.500 casos fatais por ano.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Fisioterapia é saúde

O tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgia ou traumas ósseos e musculares. Isso ocorre porque a fisioterapia ajuda a recuperar a função dos membros lesados e o movimento. Mas, além do poder de reabilitação, a fisioterapia proporciona bem-estar físico geral e vida mais saudável e ajuda a prevenir lesões.

Dessa forma, pode fazer parte do roteiro de atividade física. "A fisioterapia é mais que uma prática para aqueles que precisam recuperar movimentos ou tratar algum problema musculoesquelético. A atividade pode ser uma forma de se exercitar e manter a saúde", afirma Márcio Marega, fisioterapeuta e responsável pelo Projeto Anti-Sedentarismo do Einstein.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Saiba como dar chupeta ao bebê sem prejudicar saúde bucal

Muitos bebês aparecem chupando o dedo desde a ultrassonografia. Isso porque a sucção é uma necessidade fisiológica, fundamental para o crescimento e desenvolvimento psíquico do bebê. Na teoria, essa necessidade é totalmente suprida pelo aleitamento materno, mas há quem defenda que cada bebê tem um grau diferente de satisfação.

Para as mães, muitas vezes é difícil oferecer o peito toda vez que o bebê pede, e lançar mão da chupeta é uma saída. Ocorre que, apesar de muito criticada entre os pediatras e até pela OMS – Organização Mundial da Saúde – por prejudicar a sucção e interferir na amamentação natural, há novos estudos que tiram a chupeta desta lista negra.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dicas para uma ceia de Natal saudável

Quem disse que o Natal precisa ser de exageros? É comum sair da rotina e cometer alguns excessos com a alimentação nas festas de fim de ano, mas existem algumas regrinhas que você pode seguir sem sacrifícios para manter uma alimentação equilibrada. Basta fazer escolhas mais leves e substituir os alimentos gordurosos por opções light, sem economizar no sabor.

A nutricionista Gabriela Avanci, da Confeitaria Romana, ensina um segredinho: alimentos saudáveis de entrada. “Saladas de folhas com legumes e até frutas, já que essas combinações são fontes de fibras que dão saciedade e também são refrescantes para esta época”, sugere.

E a salada pode ficar ainda mais nutritiva se você incrementar com castanhas, nozes e amêndoas, por exemplo. A dica da nutricionista é combinar tomate, cebola, agrião e o trigo em grãos, para uma salada rica em ferro, proteína e fibras. O amargo da rúcula com o docinho da manga podem dar um gostinho diferente para o seu prato.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Exercícios que combatem a hipercifose

Você sabe o que é essa tal de hipercifose? É um desvio da coluna que leva àquela postura, dando a impressão de corcunda. Isso acontece quando a curvatura natural da coluna torácica (cifose) é acentuada, projetando seus ombros para frente. É muito comum naquelas pessoas que trabalham muito tempo sentadas, em frente ao computador.

O que você pode fazer para melhorar essa postura? Fortalecer os músculos posteriores das costas, para equilibrar o trabalho muscular. Para ajudar a diminuir esse problema, existem exercícios bastante eficientes. Entre eles, a RPG (Reeducação Postural Global) e o nosso queridinho Pilates! Veja outras modalidades para trabalhar a hipercifose:

Natação
Como atividade aeróbica, ela é excelente para trabalhar os músculos das costas, principalmente o nado de costas. De acordo com o portal Minha Vida, o movimento dos braços para empurrar o corpo para frente é o que proporciona o alongamento do peitoral e fortalecimento das costas.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Má circulação sanguínea: 10 dicas para prevenir e tratar

Causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, a má circulação sanguínea é mais comum entre as mulheres, especialmente aquelas que estão acima do peso ideal e fazem uso da pílula anticoncepcional habitualmente.

No frio, a situação fica ainda mais complicada, já que as baixas temperaturas provocam a contração das artérias periféricas, dificultando a passagem do sangue. “Pessoas que já apresentam este tipo de problema devem se cuidar mais no inverno e evitar a exposição a baixas temperaturas. No entanto, os cuidados devem ser tomados por todos”, afirma o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pilates no fortalecimento da pernas

Os músculos das pernas estão entre os maiores em seu corpo e exercitar esses músculos pode proporcionar um efeito metabólico significativo sobre seu corpo.

Exercícios que sobrecarregam os músculos da perna pode estimular a liberação de hormônios de crescimento que aumentam a massa e tamanho.

Os exercícios de perna podem ajudar a melhorar a sua capacidade de envolver-se em exercício cardiovascular e elevação, porque pernas mais fortes se traduzem em melhor resistência e força abdominal.

Fortalecimento das pernas por meio de exercícios regulares também ajuda a melhorar a sua capacidade de empurrar, levantar e ser flexível. De acordo com a Universidade de Princeton, é fácil de colocar menos ênfase nos músculos abdominais, porque eles exigem esforço consciente para se contrair. A universidade passa a explicar que os exercícios de perna, que incluem trechos como, flexões de quadril e bumbum elevadores podem ajudar a fortalecer a sua aptidão abdominal.

Fonte: http://sonhofitness.blogspot.com.br/2013/11/beneficios-de-treinar-os-membros.html (Adaptado)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Justiça proíbe a venda de andadores infantis em todo país

Uma liminar da Justiça de Passo Fundo (RS) determinou a proibição da comercialização de andadores infantis em todo o país. Na decisão, a juíza Lizandra Cericato Villarroel destaca que nenhuma das marcas comercializadas estão dentro das normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que "a natureza do produto se destina a bebês e crianças na fase de aprendizagem do ato de caminhar, portanto, em situação biológica de vulnerabilidade potencializada".

A decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso. Os fabricantes dizem que vão recorrer.

Segundo a decisão, a empresa que não cumprir a determinação será multada em R$ 5 mil por dia.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Saiba como evitar e o que fazer em caso de queda e fratura

Você já presenciou a queda de alguém? Soube como agir? O ortopedista Moisés Cohen e o socorrista Jorge Ribera explicaram como socorrer em caso de fratura – a primeira providência, segundo os especialistas, é imobilizar o membro lesionado na posição em que ele está até que o diagnóstico final seja feito no hospital. Colocar uma tala, por exemplo, ajuda também a reduzir a dor, o inchaço e evitar que o machucado desenvolva para algo mais grave.

Se o paciente não conseguir se levantar depois de cair, o ideal é não movimentá-lo. Se ele estiver no meio da rua, por exemplo, é importante pedir para alguém colocar algum obstáculo para evitar que os carros continuem passando. Segundo o ortopedista, nunca se deve tentar colocar o osso na posição correta ou tentar movimentar o membro lesionado – nesse caso, é preciso primeiro ir imediatamente ao hospital.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ergonomia em casa: como realizar as atividades domésticas

Práticas de ergonomia podem ajudar as donas de casa a evitar dores nas costas causadas pelas atividades cotidianas.

O que é ergonomia

Segundo a coordenadora do MBA em Gestão da Ergonomia da Faculdade Inspirar, Cynthia M. Zilli, ergonomia é a combinação de conforto, produtividade e segurança, e pode ajudar, principalmente, reduzindo as sobrecargas físicas e até cognitivas do trabalho.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pilates e hipertensão combinam

Quem disse que os hipertensos não podem fazer exercícios físicos? Podem, sim. Desde que bem controlados. Na verdade, os exercícios podem até ajudar a diminuir os riscos relacionados à hipertensão.

A atividade física melhora o metabolismo e ajuda a combater a obesidade. De acordo com o Instituto Gaia Pilates, os exercícios aeróbicos como a caminhada e a natação influenciam diretamente o sistema cardiovascular e trazem benefícios para a frequência cardíaca e a pressão arterial.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Entenda a importância de uma respiração adequada durante atividade física

Todo mundo sabe que respirar pelo nariz geralmente é melhor porque o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas.

No entanto, durante a atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais intensos e, por isso, a respiração precisa ser adequada, como explicaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e o fisiologista do exercício Paulo Correia.

Como a necessidade de ventilação é maior durante o movimento, muitas vezes o nariz não é capaz de atendê-la sozinho – por isso, muita gente costuma abrir a boca para respirar e, de acordo com os médicos, isso é normal e não chega a trazer problema. Inclusive, a respiração também pela boca ao se exercitar é essencial para garantir conforto durante a atividade. Caso a pessoa não respire do jeito certo na hora do exercício, ela pode começar a sentir dor ou desconforto.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Benefícios das nozes vão da redução do colesterol ao controle do peso

As nozes e castanhas são muito consumidas nesta época do ano e não podem faltar na ceia de Natal. Além de saborosas, ficam lindas se usadas na decoração da mesa. E o principal: fazem muito bem à saúde, protegendo contra as doenças do coração e o diabetes e diminuindo o risco de morte.

“O consumo regular de alimentos como nozes, castanha-do-Pará, amendoim, avelã, amêndoas e pistache tem vários benefícios para nossa saúde, incluindo uma redução do risco de morte por câncer e por doenças do coração”, explica o médico Cristiano Guedes Duque, do INCA e da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.
Benefício do consumo de nozes

sábado, 7 de dezembro de 2013

Barriga chapa com pequenas mudanças alimentares

A barriga saliente é o grande pesadelo de muitas mulheres. Mas o que muitas vezes nós ignoramos é que com pequenas mudanças em nossos hábitos alimentares podemos fazer grandes “milagres” nessa região do corpo!

As principais causas desse incômodo são a maior ingestão de alimentos com alto índice glicêmico e o aumento do cortisol, hormônio do estresse. Não existem fórmulas milagrosas para se conseguir uma barriga lisinha: força de vontade, alimentação adequada e um pouco de exercícios físicos irão contribuir, e muito, para que a barriga se torne cada vez mais lisa!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sete truques para você controlar o enjoo ao viajar

Andar de carro, tomar um ônibus ou pegar o metrô são atividades que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Mas, para algumas delas, colocar o pé em qualquer um desses meios de transporte dá início a um turbilhão de sensações que causam, sobretudo, enjoo. "O fenômeno, conhecido como cinetose, nada mais é do que a sensibilidade do organismo ao movimento passivo, ou seja, quando o corpo está parado, mas, ao mesmo tempo, em movimento", afirma o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Segundo o especialista, pessoas que sofrem de cinetose não conseguem adaptar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio (como o labirinto, que fica na orelha interna) a esta situação, o que causa mal estar. Alguns alimentos, no entanto, evitam ou aliviam as crises e contar com eles pode ser a diferença entre uma viagem insuportável ou um trajeto como outro qualquer. Veja quais são as sugestões dos especialistas.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Alimentos que não são o que parecem e podem prejudicar a saúde e a dieta

Você sabia que alguns alimentos são modificados pela indústria alimentícia para baratear o seu custo? Porém, muitas vezes o consumidor desconhece quais são essas alterações. Por exemplo: Você sabia que a cereja em caldas pode ser chuchu? E que o delicioso chocolate pode ser outro doce?

Listamos oito alimentos que não são exatamente o que parecem, explicamos se há problemas no consumo da versão "impostora" e, para que você não troque gato por lebre, explicamos como descobrir quais os ingredientes que realmente compõe estas comidas.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dor no joelho pode ser tendinite de poplíteo

A tendinite de poplíteo é uma das causas de dores nos joelhos em corredores e praticantes de caminhadas, especialmente em declives e quando utilizam mochilas.

Ele é um músculo pequeno e achatado, situado na parte posterior do joelho (fossa poplítea). Suas principais funções são rotações interna e externa de tíbia e fêmur, estabilização no deslocamento anterior do fêmur junto com o quadríceps e o ligamento cruzado posterior. Também pode auxiliar na prevenção do impacto aos meniscos.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

5 maneiras criativas de beber água

Mesmo sabendo da importância de beber água durante o dia, é difícil seguir à risca a recomendação médica: dois litros por dia. Principalmente no calor, os refrigerantes e sucos gelados parecem mais atrativos – o que pode ser muito ruim para o metabolismo.

Mas nenhuma bebida substitui os benefícios da água, quehidrata, evita doenças e elimina as toxinas do organismo. Veja como você pode deixar o hábito de beber água mais gostoso e atrativo no seu dia a dia. As dicas são do portal Minha Vida:

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dieta do algodão faz mal e pode levar à morte

Algumas dietas ganham fama por fazerem perder peso rapidamente. Por outro lado, não são alternativas saudáveis e podem causar sérios riscos à saúde. Uma nova moda que está ganhando fãs através da internet é a Dieta da Bola de Algodão (The Cotton Ball Diet).

Essa dieta ficou conhecida quando a modelo Bria Murphy, filha do ator Eddie Murphy, deu entrevista a um programa de TV norte-americano sobre as pressões para ser magra e mencionou já ter ouvido falar de pessoas que mergulham o algodão no suco de laranja e, em seguida, comem para se sentirem satisfeitos. Assim, evitam o consumo de carboidratos e prolongam a sensação de saciedade durante o dia.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Nervo ciático

Ele liga os nossos pés a região lombar e quando é afetado causa muito incômodo e muitas vezes até incapacidade de andar.
Não há causa exata, mas alguns fatores podem contribuir para causar problemas no nervo ciático que podem vir acompanhada de dores nas costas, glúteos e/ou nas pernas.

Esse nervo leva sensibilidade e movimento para os membros inferiores e é comum clinicamente descobrirmos qual região do nervo que está sendo afetado pela sensação do paciente. Tem paciente que sente mais do lado da perna, outros sentem mais na região do pé, na região da coxa, glúteos ou apenas lombar. Esses sintomas vão depender de qual segmento do nervo ciático está sendo afetado. O problema mais comum é o disco ceder posteriormente e acabar atingindo o disco nesse sentido. Quando atinge o paciente começa a sentir dor irradiada. O prognóstico é ruim quando a dor persiste por mais de 12 semanas, ou seja a recuperação é demorada e difícil.