terça-feira, 30 de abril de 2013

Postura errada pode atrapalhar o aprendizado e a memória



Postura errada pode atrapalhar o aprendizado e a memória

Teoria divide opiniões. Um estudo apontou que a postura corporal facilita o acesso e retenção de memórias autobiográficas em jovens e adultos.

Sentar corretamente pode não só colaborar para o bem da coluna e evitar lesões, mas também influenciar no aprendizado e na retenção de memórias. Essa é a conclusão da Universidade Estadual da Flórida após algumas pesquisas, segundo matéria da Brainscape.

A retenção de memórias autobiográficas em jovens e adultos melhorou muito depois que adotaram uma postura adequada, revelam os pesquisadores. O registro da lembrança está relacionado ao “estado” de aprendizagem, um conceito que inclui não só a postura, mas também emoções e ambiente circundante. Se a postura não está correta, a “leitura no cérebro” também não será absorvida como deve.

Na contramão, há outros estudos que apontam o oposto, estar em uma posição desconfortável pode estimular o lado esquerdo do cérebro, que também é a parte que fica mais ativa quando estamos aprendendo algo novo. Assim, adotar uma postura relaxada na hora de estudar ou ler alguma coisa não é a melhor das opções.

A realidade provavelmente está em algum lugar entre essas duas ideias, pois nossa capacidade de memorizar deve de alguma forma ser conectada com o corpo e mente no momento da aprendizagem.

Na dúvida, arrume a postura, pois das duas formas faz bem à saúde.

Fonte: Fisioterapia.com

domingo, 28 de abril de 2013

Mulher de Kaká posta foto na aula de Pilates


A empresária e mulher do jogador Kaká, Carol Celico, revelou aos internautas que é praticante de Pilates.

sábado, 27 de abril de 2013

As mulheres mais bonitas do mundo....TODAS fazem Pilates!

Uma lista divulgada pela revista People revelou quem são as dez mulheres mais bonitas do mundo. Cada uma com uma beleza diferente. Quer saber o que elas têm em comum? TODAS fazem Pilates! E mesmo com o passar do tempo, continuam elegantes.
Veja quem são as escolhidas de 2013:

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cuidado com o estresse


Fonte: www. fisioterapia.com

Tendinite da pata de ganso. Você sabe o que é?

O nome é estranho, mas calma, isso não é fisioterapia veterinária. Chamam-se “pata de ganso” os tendões dos músculos que inserem na região medial do joelho (lado interno do joelho). São eles: tendão dos músculos semitendinoso, grácil e sartório. Cada um tem localização, origem e ação específica, entretanto, todos têm, a mesma inserção, formando a referida “pata de ganso”.
É uma inflamação comum no meio desportivo, a tendinite da pata de ganso ocorre geralmente por excesso de uso, overuse, sobrecarga e esforço repetitivo. Um estresse biomecânico, provocado por um joelho valgo ou varo, pé pronado ou supinado pode ser um fator preditivo. Pancadas na região também podem provocar a lesão.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Veja quais os exercícios físicos são indicados durante a gestação


Caminhadas, hidroginástica, alongamento e até dança de salão são atividades recomendadas.

Diego Junqueira, do R7

Foto: Getty Images
O ideal é combinar exercícios aeróbios com alongamento, principalmente trabalhos com quadril, para preparar o corpo para o parto.

Será que existe algo que pode ajudar as grávidas a controlar o peso, diminuir as dores na coluna, preparar o corpo para o parto, equilibrar a pressão e, além disso, tudo, proporcionar prazer? Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que sim: atividades físicas.
Diferente do que algumas pessoas imaginam, não existe contraindicação aos exercícios, a não ser em casos específicos, como nas gestações de risco. Caso contrário, movimentar o corpo e praticar uma modalidade esportiva, com as orientações certas, ajuda tanto as mulheres como os bebês.

Mochilas podem causar lesões nos ombros das crianças


Com a volta às aulas, volta também a atenção dos pais ao peso da mochila das crianças. O que levar à escola, e como levar é um dilema que há tempos os pais enfrentam. Porém, é um cuidado que deve ser redobrado a cada ano, para que possam ser evitadas lesões e também para não torná-las uma doença crônica.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O que é Tendinite?


Tendinite
Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo). Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional. Esta condição afecta pessoas que despendem muito tempo realizando uma mesma tarefa, quer em trabalho quer em lazer.

GOTA


Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É este depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária que tanto incomodam seus portadores, mas lembre-se nem todos que possuem acido úrico elevado tem GOTA. É um doença que afeta principalmente homens na idade adulta. 

Infecção Urinária


sexta-feira, 19 de abril de 2013

ACUPUNTURA - SAIBA O QUE É E VEJA COMO FUNCIONA


A acupuntura é uma prática tradicional chinesa usada há milhares de anos de forma terapêutica, e reconhecida desde 1995 no Brasil como especialidade médica.
Essa técnica de introdução de agulhas em pontos específicos do corpo serve para aliviar dores e tensões, como nas costas.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas para prevenir hérnia de disco

Fonte: www.fisioterapia.com

EXCESSO DE ATIVIDADE FÍSICA PODE SER PREJUDICIAL SEM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO


Segundo especialistas consultados pelo A CRÍTICA, o excesso de treinamento pode comprometer a própria evolução muscular do indivíduo, que tem no repouso um de seus principais aliados.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cuidado com o seu bebê - subluxação da cabeça do rádio

Não eleve a criança segurando-a pelas mãos e pulso

Fonte: www.mrfisioterapia.com.br

Cervicobraquialgia


A cervicobraquialgia é uma inflamação da coluna cervical (pescoço) com dores irradiadas para os membros superiores (braços, antebraços e mãos). As ramificações nervosas que saem do meio da nossa coluna (das vértebras) são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso corpo chamado assim de dermátomos.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cuidados com a coluna

Certo e Errado



O sedentarismo pode trazer riscos a sua saúde


Veja como o sedentarismo e a ausência de adaptações induzidas pelo exercício pode reduzir as reservas fisiológicas do corpo, o que acarreta vários riscos para a saúde e a capacidade física.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dicas de postura

Fonte: MR fisioterapia

Qual a diferença entre dor crônica e dor aguda?

A dor aguda tem uma função clara de proteção. Quando alguém coloca a mão no fogo, até mesmo milésimos de segundos antes da percepção consciente da dor, a pessoa retira o braço do estimulo ameaçador. Dificilmente uma pessoa coloca a mão no fogo duas vezes, porque a dor aguda também ajuda a memorizar ameaças para evitar exposições futuras.

sábado, 13 de abril de 2013

TENDINITE DO BÍCEPS

Ações contínuas ou repetitivas do ombro podem causar o uso excessivo do tendão do bíceps.

Fonte: Taktos Web

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dor nas costas: dicas para acabar com ela no dia a dia


Quer manter a casa limpinha, a despensa cheia, a família feliz e não prejudicar a sua coluna? Aprenda como!

Por Beatriz Levischi
Foto:Getty Images

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Evite as cãibras na hora do exercício

Você está na academia quando, de repente, sente aquela pontada desconfortável, que parece não ter controle. São as cãibras, contrações involuntárias e dolorosas do músculo que afetam, principalmente, a região das pernas e dos pés.
A dor geralmente surge quando o organismo perde muito líquido – daí a maior incidência durante os exercícios – e diminui os níveis de minerais como o potássio, o sódio e o magnésio. Essas substâncias são eliminadas através do suor.

Travesseiro, como usar corretamente!


Dicas para uma alimentação saudável!!


Cuide dele com carinho!


terça-feira, 9 de abril de 2013

Pilates Sobre Rodas

Através do Pilates é possível trabalhar os grupos musculares de forma não ofensiva e inteligente, trazendo benefícios como maior controle corporal, alongamento, correção postural, aumento da flexibilidade, além de tonificar e proporcionar maior resistência muscular.
Pessoas com lesão medular têm a necessidade de atividades físicas baseadas em seis princípios fundamentais: concentração, movimento fluido, respiração, coordenação motora, controle e power house.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial de Combate ao Câncer


Evite a Retenção de Líquidos

Barriga estufada, pernas pesadas e a terrível sensação de ter engordado vários quilos em pouquíssimo tempo... Você pode estar sofrendo com a retenção de líquidos!

O problema se caracteriza pelo acúmulo excessivo de água entre as células do organismo, que não é eliminado através da urina. Dessa forma, ocorre o inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Com algumas mudanças nos seus hábitos, é possível reduzir essa desconfortável sensação, aliviar a retenção de líquidos e sentir-se mais leve e bem-disposto!

FORÇA NO JOELHO

Conheça os principais tratamentos para essa articulação (uma das mais solicitadas do corpo), que vão desde medicamento via oral até o uso de células-tronco.

Desde bebezinho, a criança mexe as pernas, dobrando e esticando os joelhos. Talvez este seja um dos movimentos mais precoces do ser humano.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sim, HOMENS também praticam o PILATES


Após ser questionada várias vezes, resolvi colocar um fim a este mito, O PILATES NÃO É SÓ PARA MULHERES!!

Criado por um homem, a técnica chamada “Contrologia” ou como conhecemos popularmente como “Pilates”, foi criada para exercitar corpo e mente; unindo fortalecimento, alongamento, exercícios de coordenação e equilíbrio.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Juliana Paes aposta no TRX® para definir a musculatura. Veja a aula!

Meses após o nascimento do pequeno Pedro, a atriz Juliana Paes já desfila uma silhueta digna de dar inveja. O segredo, revelou a bela, é o TRX®: um supertreino suspenso que queima calorias enquanto define a musculatura

Juliana Paes exibe um corpo enxuto há pouco tempo de ter dado à luz...