sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pilates e acupuntura para combater a dor nas costas

Você que sofre de dor nas costas e já fez de tudo para melhorar, trocou colchão, travesseiro, cadeira do trabalho, mas ainda continua sofrendo, que tal praticar Pilates e fazer sessões de acupuntura para eliminar o problema?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população ainda vai ter dores nas costas em alguma fase da vida, um incômodo que compromete a qualidade de vida em vários aspectos, do físico, passando pelo emocional até o social. De acordo com os médicos, a degeneração da coluna ocorre a partir dos 25 anos de idade.As dores na região posterior do corpo podem ser classificadas em primárias, quando são originárias da própria coluna, como hérnias, infecções, fraturas, degenerações dos discos, tuberculose óssea ou tumores, ou secundárias, quando são desencadeadas por problemas em outros órgãos, como infecções pulmonares.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Saiba porque são utilizadas molas nos equipamentos de Pilates

A maioria dos equipamentos de Pilates utilizam molas pra trabalhar resistência e força, saiba como é funcionamento e qual a vantagem de se utilizar molas ao invés de pesos e halteres:

O sistema de molas é o que rege os equipamentos de Pilates. E por que fazer exercícios com esse mecanismo? As molas são objetos elásticos e flexíveis, utilizados para armazenar energia mecânica. No nosso dia a dia, estamos cercados por objetos que utilizam o sistema de molas, como canetas, carros, cadeiras e a cama em que dormimos.
No Pilates, a mola tem como objetivo promover resistência ou assistência na execução dos exercícios, com o intuito de aumentar a força, a resistência à fadiga e a potência muscular. A força da mola modifica de acordo com a variação do seu comprimento, sendo assim, quanto maior a distância da mola em relação à base onde está fixada, maior é a intensidade da força desta.
Além disso, utilizamos no Pilates diferentes tipos de molas, elas podem ser longas ou curtas e ter diversas intensidades, desde as mais leves até as mais pesadas. A escolha da mola deve ser feita de acordo com o foco do exercício a ser realizado, visando à promoção de excelentes resultados.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

10 alimentos para perder a barriga com o aval da ciência

Perder barriga não é fácil, mas listamos 10 alimentos com comprovação científica que auxiliam a secar a barriguinha tão indesejada. Confira!

Chia

A semente originária da América Central ficou famosa nos últimos anos porque estudos associaram seu consumo à perda de peso, especialmente de barriga. O motivo está na combinação de fibras e gordura do tipo ômega-3. Enquanto as primeiras promovem saciedade, a segunda parece interferir em mecanismos cerebrais que regem o apetite.

sábado, 25 de outubro de 2014

Costas fortalecidas com Pilates

Nenhuma outra parte do corpo humano é tão sobrecarregada quanto as costas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida e, a grande maioria, não faz exercícios físicos. A inatividade pode agravar a dor nas costas, pois provoca o enfraquecimento e a contratura dos músculos.

Para se manter saudável, a coluna precisa de exercícios de alongamento e de fortalecimento. O método Pilates possui técnicas apropriadas que auxiliam no alívio das dores, através de um eficaz fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural, como os multífedos, que atuam como estabilizadores da coluna.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Conheça os alimentos funcionais e seus benefícios

Os alimentos funcionais são constituídos por substâncias ou componentes alimentares que agem em benefício da saúde, inclusive na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são silenciosas, mas no Brasil causam mais de 300 mil mortes todos os anos, segundo dados do Ministério da Saúde. E um dos principais motivos para a ocorrência delas também não apresenta sintomas: o colesterol ruim em níveis altos.

Para se ter uma ideia, os especialistas estimam que 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se a taxa dessa substância estivesse controlada.

Entretanto, é possível controlar o problema com mudanças de hábitos. Assim, não é preciso recorrer à medicação para reduzir o colesterol ruim e afastar o risco de doenças cardiovasculares.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Gordura é essencial na dieta, mas é preciso tomar cuidado com excesso

A maioria das pessoas considera a gordura uma vilã para a saúde, mas na verdade, ela é uma fonte importante de energia, ajuda na produção de hormônios, no metabolismo de vitaminas e ossos e também no funcionamento de tecidos e do cérebro. A gordura é essencial para a saúde e precisa ser consumida, principalmente aquelas que vêm de origem vegetal; o problema, no entanto, é o consumo em excesso.

De acordo com a nutricionista Ana Maria Lottenberg, todas as gorduras têm valor calórico e é preciso tomar cuidado; o que muda é que umas podem ser mais saudáveis do que outras. O ideal é reparar no rótulo – se a porção tiver mais do que 4% de gordura, já é muito. O tipo mais prejudicial é a trans – apesar de alguns alimentos dizerem no rótulo que não têm gordura trans, é importante checar se nos ingredientes tem "gordura vegetal hidrogenada", porque é com ela que se produz a trans.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RPG e fisioterapia: conheça outros benefícios além da correção postural

A RPG e a fisioterapia podem auxiliar no tratamento de cefaleias, disfunções da ATM, a fisioterapia respiratória trata problemas respiratórios como a pneumonia.

Se você treinar o olhar, logo percebe: o desvio de postura atrapalha a rotina de dez entre dez pessoas. Mas não ache que isso é motivo para dar de ombros e não ligar para a sua coluna, ao contrário. "Uma sessão de RPG (reestruturação postural global) pode revelar vícios de postura que, se ainda não provocam nenhum problema, podem incomodar bastante mais tarde", afirma a fisioterapeuta Rik Yanada, especialista em RPG do Hospital São Luiz.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Quem vem primeiro disfunção temporomandibular (DTM) ou dor cervical?

A disfunção temporomandibular (DTM) é um termo utilizado para reunir um grupo de doenças que acomete os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas adjacentes. Essa disfunção é altamente debilitante e altera a realização de algumas funções essenciais como mastigar e falar. Sua incidência na população vem aumentando consideravelmente, principalmente entre as mulheres de meia idade, que representam 80% dos pacientes.

A ATM é um dos componentes do sistema estomatognático e apresenta ligação articulada da mandíbula com a base do crânio. Este por sua vez, apresenta conexões musculares e ligamentares com a região cervical que juntos formam um sistema funcional denominado sistema crânio-cervico-mandibular.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O que é labirintite?

Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.
As causas podem ser trauma ou lesão à sua cabeça ou na orelha, infecções bacterianas: Se for encontrado em estruturas próximas, como o ouvido médio, alergias, abuso de álcool,tumor benigno no ouvido médio, certos medicamentos tomados em doses elevadas, hereditariedade, associadas aos sintomas de ATM, DTM e ESTRESSE.

Todas essas causas estarão sempre relacionadas ao labirinto, responsável nas funções da audição e do equilíbrio. Fica incrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dificuldade para emagrecer nem sempre resulta de problema na tireoide

Tentativas em vão para emagrecer pode ser problema nos hormônios ou hipotireoidismo, certo? Nem sempre, saiba que ganhar peso devido a tireoide pode ocorrer, mas justifica apenas menos de 5% dos casos de sobrepeso, de acordo com Cristina Magro, médica endocrinologista da Unimed Costa Oeste. Isso porque, com esta disfunção, algumas substâncias se acumulam nos tecidos e retêm líquido ao mesmo tempo em que diminui a filtração dos rins. “Com isso, a pessoa pode adquirir de três a seis quilos, mas sem ganho de gordura, apenas de líquidos”, observa.

A tireoide

A tireoide fica no pescoço, logo abaixo do “pomo-de-adão”, mais visível nos homens. Neste local, há uma glândula regida pela hipófise, que secreta hormônios para todo o organismo, um deles o TSH, que estimula a produção de Triidotironina (T3) e Tiroxina (T4). “Quando esta produção é insuficiente, ocorre o Hipotireoidismo, que deixa o corpo mais lento e desacelera o metabolismo, o que resulta na dificuldade de perder peso”, observa Cristina. Outros sintomas são: aumento do cansaço, músculos mais sensíveis, unhas fracas e pouca concentração.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A importância do pilates na saúde do corpo

Apesar de o pilates ter invadido as academias, aonde muitos vão para perder peso, este não é o foco principal do método. O mais importante nesta técnica é fortalecer e tonificar os músculos e trabalhar a resistência do corpo. “A prática do método pilates previne o aparecimento de lesões por esforço repetitivo, como artrose, bursite e tendinite, e auxilia no tratamento de pessoas com hérnia de disco, escoliose, quando não estão mais na fase aguda da doença”, explica a fisoterapeuta Karla Barros.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ebola: 7 perguntas e respostas essenciais sobre esse vírus que preocupa o mundo

1) O que é ebola?

Trata-se de um vírus do gênero Ebolavirus. Esse agente infeccioso foi descoberto em 1976, na República Democrática do Congo, próximo ao rio Ebola - daí o seu nome. Segundo o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, há cinco subespécies doEbolavirus identificadas até hoje - dessas, apenas uma se restringiu a animais primatas e não afetou seres humanos.

Desde a data de sua descoberta, já houve diversos surtos do ebola na África. Os principais foram em 1995, em 2000 e em 2007. No entanto, nunca o vírus havia se propagado para tantos países diferentes quanto na crise atual. Em 2014, os mais de 1800 casos da doença atingiram habitantes de Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria, todos no continente africano. "Os pacientes têm sido levados para tratamento em comunidades maiores, o que aumenta o risco de contágio", diz Eduardo Medeiros, professor de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Homens famosos que praticam Pilates

Muitos dizem que o Pilates é só pra mulheres, mas quem é conhecedor do método sabe que no início os praticantes eram os homens. Vejamos os homens famosos que aderiram ao método:

Reynaldo Gianecchini

O moreno de 41 anos tinha receio de encarar as aulas de Pilates porque acreditava não ter flexibilidade suficiente para tal. Quando se arriscou, ficou apaixonado. Gianecchini se exercita com aulas de Pilates em Copacabana, no Rio, sob orientação da professora Flávia Lebre. “Essa modalidade trabalha os músculos sem esquecer a respiração e a concentração. É uma malhação, mas que relaxa ao mesmo tempo”, revela.

Depois de nove meses sem mexer um músculo por causa do câncer, Giane passou a se dedicar a uma rotina saudável. Hoje em dia faz Pilates, voltou a nadar e cuida muito da alimentação para estar sempre bem.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Neuroma de Morton

Neuroma de Morton é uma lesão do nervo entre os dedos do pé, que causa espessamento e dor. Normalmente, afeta o nervo que passa entre o terceiro e quarto dedos, é uma condição dolorosa, geralmente é causado por atividades esportivas que envolvem corrida, ou então pode ser causado por sapatos apertados.

No entanto, alguns especialistas acreditam que o seguinte quadro, pode ter um papel no desenvolvimento dessa condição:

- Posicionamento anormal dos dedos do pé;
- Pé chato;
- Problemas na parte dianteira do pé, incluindo joanetes e deformações;
- Uso de salto alto.

Dentre os principais sintomas está a Intensa dor no pé, sensação de formigamento ou de dormência no pé e nos dedos do pé, sensação de choque entre o 3º e 4º dedo ou 2º e 3º dedo do pé. A dor pode ser constante, mas piora quando os dedos são voltados para cima, especialmente quando o indivíduo caminha, sobe escadas ou dirige.

domingo, 12 de outubro de 2014

Dicas para manter sua coluna em ordem

Prestar atenção no movimento do corpo durante atividades corriqueiras pode melhorar – e muito! – a qualidade de vida.
Quando deixa cair uma caneta no chão, o que você faz: flexiona os joelhos e agacha ou curva o tronco para alcançá-la? E quando está digitando em seu teclado no escritório, lembra-se de manter a coluna ereta e os cotovelos apoiados? Na correria, é comum esforçar, sem necessidade, certas regiões do corpo. Isso pode implicar em dores musculares e vícios de postura, como explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) e autor de cartilhas educativas sobre o assunto. “As atividades domésticas e cotidianas submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a elegância sempre.” A notícia boa: aplicando algumas orientações simples à forma como nos movimentamos, é possível quebrar os maus hábitos e conquistar uma rotina mais saudável.

sábado, 11 de outubro de 2014

Conheça alguns alimentos considerados saudáveis que se consumidos em acesso podem fazer mal à saúde

Durante uma dieta a primeira coisa que fazemos é substituir o que temos em nossa geladeira por produtos light, zero açúcar e integral. O problema é que, enquanto esses alimentos “saudáveis” podem ajudar na perda de peso, eles complicam outros aspectos da saúde. Conheça os itens da cadeia alimentar que comprovam a teoria de que excesso é sempre prejudicial.

Bolachas de arroz

A nova mania entre os que tentam levar um estilo de vida saudável, esses biscoitas são, basicamente arroz. Embora tenham baixa caloria e gordura, são carboidrato puro, um dos principais agravante para o LDL – o colesterol ruim.

Chá verde

Funciona como termogênico, acelerando o metabolismo e fazendo queimar mais calorias. Entretanto, tem base como a cafeína. Se consumido em excesso, pode causar problemas vasculares, como aumento de pressão.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Pilates em Alphaville

Muito se fala sobre Pilates, mas o que se sabe efetivamente sobre esta prática de exercício? O quanto esta prática realmente ajuda no fortalecimento corporal e na saúde das pessoas? Agora você pode contar com um Espaço especializado em Pilates próximo a Alphaville, para entender estas e outras informações importantes. Pilates em Alphaville, estúdio pertinho de você. Falaremos mais sobre isso neste post.

O Pilates é uma prática que melhora substancialmente a saúde física e mental de quem o pratica. Criado com o objetivo de reestabelecer soldados machucados da II Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates, os exercícios aplicados de Pilates parecem ser leves, mas são muito precisos e de baixo impacto, o que proporciona muitos benefícios ao corpo humano, já que não há problemas com alto impacto em juntas, articulações e nem em ligamentos (isso quando o Pilates é aplicado com o conhecimento correto do seu caso e do profissional que o acompanha).

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Academias e Pilates em Osasco

Já falamos em alguns textos anteriores que em nosso país as pessoas estão cada dia mais preocupadas com sua saúde e seu bem estar, o que é muito positivo, uma vez que a rotina estressante da jornada de trabalho pode comprometer seriamente a saúde caso não seja levada de maneira saudável.

Por sorte as pessoas têm se conscientizado do enorme benefício que trazem as atividades físicas e a busca por academias e atividades físicas vem crescendo desde então. As academias de musculação atraem um público bem diversificado, de várias faixas etárias e com um mesmo propósito: o de conquistar um corpo saudável, resistência física, força e é claro, a admiração dos outros. ;)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Veja o que pode causar tontura

A terceira queixa mais comum em consultórios médicos do Brasil é a tontura. O sintoma só fica atrás de dor e febre. E, assim como os outros dois, a tontura pode ter uma série de razões ocultas — mais de 300 quadros clínicos podem levar a essa sensação. Portanto, é certo: quem ainda não teve, em algum momento da vida, terá sinais como falta de equilíbrio, sensação de possível queda ou de que a cabeça está girando.

Em geral, as causas estão relacionadas com o labirinto, uma estrutura localizada no ouvido interno que está relacionada à audição e equilíbrio. Quando ele é afetado por um dos fatores – que podem ser infecciosos, inflamatórios, neoplásicos (decorrentes de tumores), entre outros — a pessoa fica com a sensação de ter perdido o equilíbrio. O ideal é que um médico seja procurado assim que o sintoma aparecer. Segundo Fernando Ganança, otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), mais de 90% das pessoas apresentam melhora parcial ou total depois de iniciar um tratamento.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Veja curiosidades sobre o consumo de cerveja para sua saúde

Uma pesquisa realizada na Europa apontou que 74% das mulheres superestimam a quantidade de calorias presente em um copo de cerveja. Enquanto uma lata (330 ml) de cerveja tem 112 calorias, uma dose de vinho tinto (150 ml) tem cerca de 130 calorias. Apenas para efeito de comparação, uma xícara grande de capuccino tem 170 cal.

Dessa forma, o que causa a “barriga de chope” não é necessariamente a bebida, mas o que se consome junto com ela, como os petiscos fritos, muito comuns no Brasil. Outro estudo revela que quem bebe cerveja, porém, costuma ter hábitos alimentares piores do que quem consome vinho. Provavelmente esteja aí o vilão da história, no prato e não no copo.

Outro ponto importante é que a caloria da bebida concentra-se no álcool. Portanto, quanto mais alcoólica, mais calorias.

domingo, 5 de outubro de 2014

Pilates e o tratamento para Lúpus, Artrite reumatoide e Esclerose múltipla

Lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla são doenças auto-imunes, onde as próprias células do organismo começam a atacar seus tecidos e órgãos saudáveis. Há mais de oitenta doenças auto-imunes, cada uma com sua própria sintomatologia e características únicas. Lúpus e Artrite tem sintomas muito semelhantes: articulações doloridas e inflamadas, cansaço extremo, ansiedade e sentimento de depressão. Quem diria que o Pilates seria um método de exercício indicado para auxiliar no tratamento dessas doenças, que envolvem dor articular, sensação de perda de movimento entre outros sintomas.

Pessoas com esclerose múltipla apresentam ainda alguns problemas diferentes, como perda de força muscular, a sensação de fraqueza, e da perda da coordenação e do equilíbrio. Todas estas três doenças tem um sintoma principal que consiste basicamente em uma só palavra: dor. O que torna a vida de quem sofre com estas doenças mais complicada e pode tornar a vida cotidiana muito mais desafiadora, tanto física como psicologicamente.

sábado, 4 de outubro de 2014

Saiba o que é esporão de calcâneo

Você sofre de dor no calcanhar e não sabe o que é? Você pode ter esporão de calcâneo. Microtraumatismos no osso calcâneo podem levar à formação do esporão. As mesmas lesões que, normalmente, desencadeiam o surgimento da chamada fascite plantar, inflamação da fascia plantar – tecido que recobre a musculatura da sola do pé – também provocam o aparecimento do esporão de calcâneo. As mulheres são as mais suscetíveis ao problema.

O que é o esporão de calcâneo?
A planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia) que aumentam, na prática, a eficiência do impulso e potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos. O esporão de calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (na sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de Aquiles.

Essa inflamação crônica da parte inferior do calcanhar afeta, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. E, caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode acabar levando à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, esse fenômeno é o que leva à formação dos esporões.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Conheça opções para substituir o açúcar

Muito tem sido dito sobre o açúcar e os riscos de seu consumo para a saúde. Afinal, ele é mesmo tão perigoso? Estudos recentes apontaram que a ingestão de açúcar em doses consideradas anormais pode fazer tão mal para o organismo quanto o consumo de álcool, e em alguns casos pode ser usado como uma muleta emocional, uma descarga para as ansiedades do dia a dia, podendo causar dependência, e por conta disso tem sido comparado até ao cigarro. Os prejuízos do consumo excessivo do açúcar para a saúde vão desde diabetes, até a obesidade e todas complicações advindas dela. Parece difícil resistir, mas nós separamos para você uma lista com os substitutos do açúcar que mais tem tido “sucesso de público”, são eles:

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

6 dicas para potencializar os benefícios do Pilates

Que o Pilates tornou-se um dos métodos de exercício mais populares no mundo a gente já sabe, mas o que fazer para ampliar seus benefícios e incluir o Pilates em nossas atividades cotidianas?

O método Pilates trabalha para fortalecer o centro, alongar a coluna, construir o tônus ​​muscular e aumentar a consciência corporal e flexibilidade.

Atitudes cotidianas podem potencializar os resultados e benefícios do Pilates.

Mesmo que você pratique Pilates por uma hora todos os dias, você não obterá os melhores resultados se você tem maus hábitos posturais durante todo o resto do seu dia. Por isso é preciso aprender com o método Pilates e transportar para as suas atividades cotidianas o aprendizado.